Saúde: Unicamp recebe oito médicos angolanos para estágio

Treinamento, que incluirá cursos a distância e telemedicina, deverá recuperar o Hospital Josina Machel

ter, 16/08/2005 - 17h18 | Do Portal do Governo

Graças a uma cooperação assinada em outubro do ano passado pela Unicamp e pelo Hospital ‘Josina Machel’, de Luanda, República de Angola, oito médicos angolanos terão treinamento no complexo hospitalar da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré.

É a primeira turma que chega ao campus de Campinas. O estágio terá duração de seis meses a dois anos. A proposta é obter treinamento necessário para recuperar o Hospital ‘Josina Machel’, a maior instituição de saúde de Luanda, e que deverá se tornar um modelo para outros de Angola. O ‘Josina Machel’ conta ainda com o apoio da Missão Jica (Japan International Cooperation Agency) para a sua reforma.

O professor Francisco Aoki, da disciplina de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas (HC), está acompanhando os médicos angolanos em seus primeiros passos na Unicamp. Eles também foram recebidos pela diretora da FCM, professora Lílian Costa Lavras Costalat, que apresentou a todos o modo de atuação do complexo de saúde, e pelo coordenador de Relações Institucionais e Internacionais, Luís Augusto Cortez.

O coordenador da Cori relembrou que a Unicamp já manteve relações anteriores com Angola, particularmente nas áreas de engenharia de alimentos e de engenharia civil, e que pretende retomar novas cooperações. ‘Angola tem uma forte vocação para o petróleo’, conta. Cortez expressou o desejo da Universidade realizar no ano que vem um congresso com a participação de países lusófonos, para discutir assuntos de interesse comum.

As áreas iniciais do treinamento para capacitação médica na Unicamp envolverão as disciplinas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia e os departamentos de Neurologia, Cirurgia e Clínica Médica. Além dos médicos, o treinamento, que incluirá cursos a distância e telemedicina, abrangerá uma equipe de paramédicos, internato e residentes. Cerca de 300 angolanos estarão envolvidos na capacitação. O convênio terá cinco anos de duração, renováveis.

Isabel Gardenal – Portal Unicamp

J.C.