Saúde: Unesp vai administrar hospital estadual de Bauru

Hospital será entregue no próximo mês e vai atender os 39 municípios da região

sex, 11/10/2002 - 15h33 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Bauru entra em funcionamento a partir do dia 4 de novembro. Nesta sexta-feira, dia 11, foi assinado o convênio pelo qual a Secretaria Estadual da Saúde transfere à Unesp (Universidade Estadual Paulista) – por meio da Faculdade de Medicina de Botucatu -, a gestão do novo hospital. Além da população de Bauru, a unidade de saúde vai atender toda região, formada por 39 municípios e onde vivem 971 mil pessoas. A entrega do hospital será feita por partes. A previsão é de que até o segundo semestre do próximo ano estará funcionando com plena capacidade.

O hospital vai dispor de 385 leitos, sendo 350 para pediatria, clínica médica e cirúrgica, queimados e coronárias, e outros 35 para UTI. Em pleno funcionamento, terá capacidade mensal para fazer 9 mil consultas ambulatoriais, 2.500 atendimentos de emergência, além de 1.700 internações. Para isso serão contratadas 1,5 mil pessoas. Só em equipamentos, foram investidos R$ 26 milhões.

Localizado em terreno de 63 mil metros quadrados, o hospital dispõe de 23,5 mil m2 de área construída, distribuídos em quatro blocos. A obra foi iniciada em fevereiro de 1992 e paralisada em outubro de 1994 por falta de recursos. Em maio do ano passado foi retomada após renegociação do valor do contrato original, que foi reduzido em 20%.

O Governo do Estado já entregou 14 hospitais, desde 1995. Além das novas unidades, foram entregues mais 3.500 leitos através da recuperação de alas de outros hospitais.

O reitor da Unesp, João Carlos de Souza Trindade, disse que esse convênio é uma grande responsabilidade para a universidade. “A parceria nos serviços públicos de saúde tem fundamental importância para a pesquisa científica no Estado”, comentou. Informou ainda que a Unesp vai implantar campus em oito cidades: Registro, Sorocaba, Iperó, Itapeva, Ourinhos, Tupã, Dracena e Rosana.

O Hospital Estadual de Bauru fica na Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/nº.