Saúde: Unesp fixa diretrizes para funcionamento do Hospital Estadual de Bauru

Comitê vai monitorar qualidade do atendimento prestado à população

ter, 26/11/2002 - 14h37 | Do Portal do Governo

O reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) expede portaria com diretrizes para o convênio de parceria firmado entre Unesp e Secretaria Estadual de Saúde, referentes ao Hospital Estadual de Bauru (HEB). A Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) são as responsáveis pela gestão dos serviços de saúde do HEB que funciona com atividades ambulatoriais a partir deste mês. A reitoria estabelece a criação do Comitê de Acompanhamento da Implantação do novo hospital, com duração de dois anos, visando a dar mais qualidade à assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à comunidade.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, na página 38, Seção I, Poder Executivo, a Unesp repassará, integralmente, à Famesp, os recursos do convênio, que serão gerenciados pela diretoria executiva do HEB.

O diretor executivo será um docente da Faculdade de Medicina de Botucatu, indicado pelo diretor da faculdade, referendado pela congregação.

Novo hospital

O Hospital Estadual de Bauru está construído num terreno de 39.700 m² próximo ao campus da Unesp. Desse total, 23.500 m² correspondem à área construída, dividida em quatro grandes blocos interligados. O primeiro abriga serviços administrativos, centros cirúrgicos e unidades especiais de internação e área de apoio. Os demais são ocupados com ambulatório, apoio diagnóstico e emergência. O hospital terá 388 leitos para internação. As consultas serão marcadas por telefone entre o hospital e centros de saúde. Espera-se que sejam adicionados gradativamente serviços de anestesia, cardiologia pediátrica, cirurgia geral, vascular e plástica, gastroenterologia, infectologia e ortopedia, entre outros. A meta é atingir 7.568 atendimentos em outubro de 2003.

Da Agência Imprensa Oficial

R.K.