Saúde: Tratamento grátis para incontinência urinária chega a moradores da periferia de SP

Secretaria de Estado da Saúde instalou no Hospital Geral de Pirajussara aparelho que diminui a necessidade de cirurgias

sex, 16/07/2004 - 13h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde entrega nesta sexta-feira, dia 16, um aparelho de vídeo-urodinâmica para o Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra. O aparelho, que analisa o comportamento da bexiga, possibilitando um diagnóstico preciso de prolapso genital (bexiga caída), será o primeiro a atender moradores da região de Taboão e da periferia da capital, já que a unidade está próxima às zonas sul e oeste da cidade.

Outros quatro hospitais de São Paulo (das Clínicas, São Paulo, Santa Casa de São Paulo e Pérola Byinton) têm esse aparelho, com capacidade de realizar até três exames por dia. No Pirajussara o atendimento começa hoje.

A bexiga caída é uma doença que atinge geralmente mulheres com mais de 45 anos e que tiveram vários filhos. Os sintomas são caracterizados por desconforto ou dor durante as relações sexuais, sensação de dor ou pressão na região genital e incontinência urinária após esforço físico.

Até pouco tempo a única solução para o problema era a cirurgia, mas com a vídeo-urodinâmica tornou-se possível curar o paciente apenas com medicação e acompanhamento médico.

O Hospital Geral de Pirajussara fica na avenida Ibirama, 1.214, em Taboão da Serra.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde