Saúde: Transplantados disputam partida de futebol

Desafio será neste sábado, dia 4

qui, 02/09/2004 - 14h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde organizou para este sábado, dia 4, das 10 às 16 horas, uma partida de futebol para comemorar o excelente estado de saúde dos pacientes transplantados no Instituto de Cardiologia Dante Pazanese de Cardiologia, unidade da Secretaria. Realizado anualmente, o evento de 2004 terá um diferencial_ a partida será um desafio a transplantados do hospital Beneficência Portuguesa.

Nos anos anteriores, o jogo de futebol acontecia entre times de médicos e de pacientes. Neste ano, os médicos do Dante enfrentarão os médicos da Beneficência, logo depois dos jogos entre os transplantados. As equipes vencedoras das duas partidas se enfrentarão em um jogo final.

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria, comemorou sete anos em junho com um recorde histórico: o maior número de doações de órgãos já registrado em um semestre, 714.

Se comparados aos seis meses iniciais de funcionamento da Central, em 1997, quando foram registradas 230 doações, o aumento deste primeiro semestre de 2004 é de 310%. O segundo melhor semestre já registrado pela Central foi de julho a dezembro de 2003, com 531 doações de órgãos. Somente nos últimos dois anos o Dante Pazzanese realizou, com sucesso, 162 transplantes de coração.

‘O jogo procura estimular a prática de atividade física dos transplantados. É um exemplo que a doação de órgão pode reabilitar o paciente para um vida normal. Competindo com os médicos e enfermeiros os pacientes se sentem protegidos e readquirem autoconfiança’, afirma o chefe da sessão médica do hospital, Jarbas Dinkhuysen.

As partidas de futebol já se tornaram uma tradição no hospital e reúnem anualmente cerca de 600 pessoas, entre transplantados e seus familiares, além de funcionários do hospital e pacientes que aguardam pela doação de um órgão. Preparadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas do Dante acompanham os preparativos.

Apenas os homens transplantados participam dos times de futebol, mas as mulheres não ficam de fora do jogo. Elas atuam como juízas e coordenadoras das torcidas organizadas dos times.

O jogo será na Federação Paulista de Futebol Society_ avenida Condessa Elizabeth Rubiano, 1.120 – Penha. Mais informações: (11) 3066.8708 / 8709

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde/L.S.