Saúde: Time da psiquiatria do Hospital do Servidor Público participará de futebol de salão

Copa da Inclusão vai de 9 de novembro a 7 de dezembro

ter, 04/11/2003 - 7h28 | Do Portal do Governo

Pelo segundo ano consecutivo os pacientes do Hospital-Dia do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) estarão participando, de 9 de novembro a 7 de dezembro, da Copa da Inclusão – campeonato de futebol de salão que reúne 18 instituições de saúde mental, entre Centros de Atenção Psicossocial e Hospitais-Dia de Psiquiatria da cidade de São Paulo.

O time do Serviço de Psiquiatria levará 15 jogadores e torcida organizada com direito a camisetas e faixas. Os treinos da equipe de futebol já estão acontecendo no Clube da Prefeitura, que fica em frente à entrada principal do Hospital do Servidor.

O projeto no HSPE está sendo coordenado pelas terapeutas ocupacionais do Serviço Karin Pradella, Luciana Francisco e Flávia Duarte, que se engajaram ao Programa de Humanização do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) para promover o bem-estar do paciente por meio de diversas atividades de lazer e entretenimento.

Os jogos estão programados para os domingos, sendo que nos intervalos serão promovidas oficinas culturais para os participantes. Os dois primeiros jogos terão lugar no Clube da Prefeitura no Ibirapuera e os demais no Clube da Prefeitura no bairro da Moóca.

A organização do campeonato é de dois estudantes de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Ricardo Santoro e Ed Otsuka, que, ao promoverem oficinas de futebol com os pacientes, perceberam o interesse e o envolvimento em torno do evento. Daí surgiu a idéia do campeonato. Para o coordenador do Programa de Humanização, Dr. José Antonio Jordão de Araújo Neto, o trabalho interdisciplinar e a humanização estão tomando força na Instituição, o que demonstra que este é o caminho certo.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.