Saúde: Termina hoje a campanha de vacinação contra a gripe

Idosos devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina e se proteger da doença

sex, 10/05/2002 - 8h58 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, dia 10, a campanha de vacinação contra a gripe. No inverno, o vírus da influenza tem maior circulação, aumentando os casos de gripe. Quando atinge pessoas com idade a partir dos 60 anos, a doença pode se complicar e transformar-se em pneumonia ou bronco-pneumonia, levando à internação e até à morte.

Por isso, todos os que estão nesta faixa etária devem procurar um posto de saúde para tomar a vacina e se proteger da doença. “O risco de complicação é maior em idosos que têm diabetes, hipertensão, doença do coração ou renal. Portanto, todos os idosos, mas especialmente os que apresentam alguma dessas doenças, devem ser vacinados”, alertou o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes.

Aos 66 anos, Guedes tomou a vacina logo no primeiro dia da campanha, em 13 de abril. “Uma coisa que a gente tem mostrado e falado desde o começo é que a vacina não dá reação. No ano passado, cerca de 4% das pessoas imunizadas apresentaram alguma reação e foram coisas muito simples, como dor no local ou alguma febrícola”, disse. Como não contém microorganismos vivos, a vacina contra a gripe também pode ser tomada por pessoas portadoras de imunodeficiência, como a Aids, ou neoplasias malignas (câncer).

No Estado de São Paulo vivem 3,4 milhões de idosos. A campanha seria encerrada no dia 26 de abril, mas como não havia sido atingida a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de imunizar pelo menos 70% dos idosos, a vacinação foi prorrogada pela Secretaria Estadual da Saúde até hoje para atender, no mínimo, 2,4 milhões de idosos em São Paulo.

As regiões mais preocupantes são as de Bauru e Piracicaba, que vacinaram menos de 50% dos idosos. A região da Grande São Paulo, incluindo a Capital, atingiu a média de 62% de imunização, sendo que Santo André, no Grande ABCD, vacinou 51%.

Para tomar a vacina basta dirigir-se ao posto de saúde mais próximo, das 8 às 17 horas. Na Capital, a vacinação também está disponível nos terminais rodoviários do Tietê, até 22 horas, e Barra Funda, até 20 horas. Quem está na região da Grande São Paulo e quer saber qual o posto de saúde mais próximo, deve ligar para o Disque Saúde, 1520.