Saúde: Teleconferência vai atualizar profissionais da saúde sobre a dengue

Evento será nesta sexta-feira, dia 15, logo mais ao meio-dia

sex, 15/03/2002 - 9h20 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 15, das 12 às 14 horas, mais de nove mil agentes comunitários de saúde que atuam em todo o Estado de São Paulo, por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), poderão tirar dúvidas e atualizarem-se sobre as formas de combate e prevenção da dengue. O Ministério da Saúde vai promover uma teleconferência sobre o tema, que será voltada aos profissionais das unidades básicas de saúde em todo o País. Nesse universo, inclui-se as equipes do Programa Saúde da Família – PSF – (formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários).

Além de mostrar formas de prevenir e combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti, a teleconferência pretende dar maior segurança aos profissionais de atenção básica em saúde para lidar com a crescente demanda provocada pela situação epidêmica da dengue no País.

Somente no Estado de São Paulo trabalham 1,3 mil equipes do PSF prestando atendimento a cerca de 5,5 milhões de pessoas, especialmente por meio dos agentes comunitários de saúde, que visitam casas e orientam famílias inteiras.

Os agentes comunitários paulistas também vêm recebendo orientações dos técnicos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. A intenção é repassar os conceitos de prevenção e combate ao mosquito nas comunidades onde trabalham, e ainda, identificar pessoas que possam atuar como multiplicadores na prevenção da doença.

A transmissão da teleconferência pode ser recebida via antena parabólica sintonizando o receptor em 3.910 Mhz, polarização horizontal, Canal Saúde (primeiro após a Rede Vida). Nas antenas com freqüência até 1.430 MHz, o acesso é pela banda L, sintonizando a freqüência 1.240 MHz. O evento ainda será transmitido pela internet: www.canalsaudenaweb.fiocruz.br

Os participantes também poderão fazer perguntas por:
– telefone: (0 XX 21) 2519-8212
– fax: (0 XX 21) 2519-7040 ou
– e-mail: evento@datasus.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (0 XX 61) 315-3347/2350.