Saúde: Técnicos brasileiros do Butantan ensinam profissionais da África e América Latina

Instituto promove curso sobre animais peçonhentos para profissionais de nove países

qua, 15/09/2004 - 14h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Instituto Butantan, realiza até 8 de outubro um programa de treinamento para 12 técnicos de países em desenvolvimento da África e América Latina sobre produção de soros e aspectos clínicos de acidentes com animais peçonhentos.

Os profissionais, da Costa Rica, Moçambique, Honduras, Panamá, Nicarágua, Peru, Colômbia, Paraguai e Bolívia, recebem auxílio financeiro da Japan International Cooperation Agency (JICA), que fechou a parceria com o Butantan.

Estruturado em três módulos: animais peçonhentos, produção de anti-venenos e acidentes com animais peçonhentos, as atividades serão em período integral (8h às 17h), com aulas teóricas e práticas, além de seminários para troca de experiências.

É o quinto ano que o Instituto organiza o evento. Neste período foram formadas 75 pessoas oriundas de 23 países africanos e latino-americanos.

O acordo de cooperação técnica Brasil-Japão existe desde 1970 e é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. Ao longo dos anos a JICA vem propiciando o treinamento de técnicos em diversas partes do mundo, levando em conta características econômicas, sociais e culturais dos países envolvidos. O Instituto Butantan foi escolhido pela JICA como centro de treinamento por sua reconhecida competência técnica em 2000.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde