Saúde: Técnicas de relaxamento podem reduzir dores crônicas

Psicólogo desenvolveu trabalho com 60 pacientes do Centro de Dor do Hospital das Clíncas

sex, 31/10/2003 - 7h48 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pelo psicólogo Luiz Paulo Marques de Souza pode contribuir para diminuir o mal-estar causado pela fibromialgia, doença caracterizada pela presença de dor em todo o corpo. Premiado como o melhor trabalho para dor crônica no 1º Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, em abril, o estudo propõe a utilização de técnicas de relaxamento para aliviar os sintomas da doença.

A fibromialgia é uma doença com diagnóstico recente (1990), ainda sem definição de causa e sem cura. Ocorre na grande maioria dos casos em mulheres (90%), e é determinada quando o paciente sente dor, sob pressão, em, no mínimo, 11 de 18 pontos específicos ao longo do corpo. Além de gerar mal-estar difuso, pode ocasionar distúrbios do sono, depressão e problemas intestinais. ‘Quando uma pessoa com fibromialgia faz exames para verificar as causas da dor, nada conclusivo aparece’. Por isso, a doença não é aceita pela totalidade dos médicos.

Técnicas de relaxamento

O trabalho foi desenvolvido com 60 pacientes (mulheres) do Centro de Dor dos serviços de Neurologia e Ortopedia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. Elas foram divididas em três grupos, sendo 20 tratadas apenas com medicação e as 40 restantes também com técnicas de relaxamento progressivo (20 delas) e de imaginação dirigida (outras 20).

‘No relaxamento progressivo, o paciente induz sensações de tensão muscular nos membros, no tórax e na cabeça, para depois relaxá-los individualmente. Na técnica de imaginação dirigida, o imaginário do paciente é direcionado com a utilização de recursos como a música, fazendo com que ele esqueça momentaneamente da dor.’

Antes das sessões, as pacientes preenchiam questionário específico sobre as dificuldades causadas pelas dores em suas atividades diárias, e atribuíam notas de zero a dez, conforme a intensidade dos sintomas, antes e após o exercício. ‘Nos dois grupos tratados com técnicas de relaxamento, as diferenças foram significativas.’ Em ambos, a dor atingiu estágio de suportabilidade incomum nesses casos, em igualdade, o que indica não haver uma técnica superior à outra.

Foram ministradas oito sessões durante o estudo, e as pacientes instruídas a prosseguirem com o tratamento por se tratar de trabalho a longo prazo. ‘Compromete a mudança de hábitos, a identificação dos elementos estressores, que contribuem para a piora dos sintomas e o aprendizado de técnicas físicas e psicológicas que podem oferecer meios para o controle e alívio da dor.

Apoio da Fapesp

A dissertação de mestrado A utilização de técnicas de relaxamento no acompanhamento de pacientes com diagnóstico de fibromialgia foi apresentada à Faculdade de Medicina (FM) da USP, e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De Simone de Marco, da Agência Imprensa Oficial

C.C.