Saúde: SP será o primeiro Estado da América Latina a produzir vacina contra gripe aviária

Instituto Butantan espera iniciar fabricação em 2006

qua, 28/09/2005 - 21h49 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo será o primeiro da América Latina a produzir vacina contra gripe aviária para seres humanos. O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, tem a expectativa de produzir cerca de 20 mil doses já em 2006.

Na semana passada a Organização Mundial de Saúde (OMS) autorizou o envio de uma cepa de um subtipo do vírus da gripe aviária ao Butantan. A vacina da gripe aviária será produzida em laboratórios da fábrica de vacinas do Butantan, que terá início de produção no próximo ano. Para a instalação dos equipamentos o Instituto aguarda liberação de R$ 3 milhões do Ministério da Saúde.

Com a produção das 20 mil doses, suficientes para imunizar quem tiver contato com pessoas contaminadas em outros países, São Paulo fará parte de uma força-tarefa mundial contra a gripe aviária. A doença já causou a morte de 65 pessoas em quatro países da Ásia, desde 2003. A última foi confirmada na Indonésia.

‘O vírus da gripe aviária sofre diversas mutações ao longo do tempo, o que exige constante desenvolvimento de vacinas nos dois hemisférios. O Brasil será o primeiro país da América Latina a investir na produção da vacina’, afirma Isaias Raw, presidente da Fundação Butantan.

A cepa virá do instituto inglês national Institute for Biological Standards and Technology. A partir dela serão realizados ensaios em animais e pessoas para chagar-se à versão final da vacina.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde