Saúde: SP revoluciona atendimento em hospitais

Projetos de humanização mudam a cara da saúde pública nos hospitais estaduais

qua, 08/12/2004 - 12h16 | Do Portal do Governo

Tecnologia de ponta. Fábricas de vacina, remédios e hemoderivados. Aparelhos que custam milhões de dólares e entidades de peso como Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto Dante Pazzanese e Incor. São Paulo está à frente de todos os Estados quando o assunto é saúde. Isso garantiria o sucesso de qualquer sistema de saúde, mas São Paulo decidiu implantar um moderno e revolucionário sistema de humanização em suas unidades.

Jovens acolhedores, Conte Comigo e Leia Comigo. Estes são três exemplos de programas de humanização lançados no Brasil pela Secretaria de Estado da Saúde, que começam a dar os primeiros resultados.

Em alguns hospitais há pessoas que contam histórias para doentes terminais. Salões de beleza, os chamados Cantinhos da beleza, estão sendo implementados em todo o estado.

Mas não pára por aí. Com objetivo de aprimorar e trocar experiências entre unidades estaduais e municipais, será realizado a partir desta quinta-feira, em 9 de dezembro, o 1º Encontro Estadual de Ações Humanizadas.

Com mesas de discussões temáticas e mostra de vídeos das ações prestadas nos hospitais, cada hospital ou posto de saúde poderá expor o funcionamento de seus projetos. Oficinas de mosaico e pintura também farão parte do evento.

‘Pela primeira vez as unidades da Secretaria do Estado, em conjunto com prefeituras, discutirão e demonstrarão suas atividades de humanização. Será a partida para melhorar ainda mais a qualidade destes programas’, afirma o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria, Paulo Seixas.

O encontro será no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos Doutor Antônio Guilherme de Souza, na rua Dona Inácia Uchoa, 574, Vila Mariana, das 8h30 às 17h.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)