Saúde: SP entra na reta final para produzir 1º coração artificial com dois ventrículos do Brasil

Projeto está em fase de testes em animais

ter, 16/11/2004 - 13h48 | Do Portal do Governo

São Paulo está prestes a produzir o primeiro coração artificial com dois ventrículos do Brasil. O Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, está na fase de testes do aparelho em animais e pretende, já em 2005, testá-lo em humanos e coloca-lo no mercado.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Adib Jatene, o Coração Artificial Auxiliar (CAA) tem sido testado com grande sucesso em bezerros, animais que propiciam testes de coagulação do sangue, irrigação de todos os órgãos do corpo e eventuais rejeições ao dispositivo.

O protótipo foi concebido em 1997 pelo engenheiro bio-médico Aron Andrade, do Dante Pazzanese, após pesquisas no Baylor College of Medicine, em Houston, nos Estados Unidos.

Este coração artificial é diferente dos outros existentes no mundo. Ele não substitui o coração natural, mas trabalha junto com ele. ‘Existem projetos com apenas um ventrículo e até alguns que substituem completamente o órgão humano. Mas, pela primeira vez no Brasil, está sendo desenvolvido um coração completo com dois ventrículos que auxilia o natural ao invés de substituí-lo’, afirma Andrade.

As vantagens deste aparelho em relação ao que substitui o coração natural são várias. ‘A cirurgia é mais simples, a recuperação é mais fácil e é possível manter o controle da freqüência cardíaca e da pressão arterial mais facilmente, já que o coração do paciente continua funcionando. Em uma eventual falha do aparelho, o paciente ainda tem o coração natural para mantê-lo vivo enquanto forem feitos os reparos necessários’, diz o médico.

Depois de aprovado, o CAA poderá ser indicado para pacientes que têm como única solução o transplante de coração, com expectativa de garantir vida útil de pelo menos cinco anos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.