Saúde: Sorteados do programa Jovens Acolhedores estão sendo convocados

Lista dos 464 universitários está no site da Secretaria da Saúde

seg, 15/08/2005 - 12h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está convocando 464 universitários para participar do Projeto Jovens Acolhedores 2005. Definidos por sorteio eletrônico, os estudantes convocados em primeira instância serão treinados para atuar em 40 hospitais estaduais, humanizando o atendimento nessas unidades. Cerca de 8.000 estudantes se inscreveram. A lista está disponível no site www.saude.sp.gov.br, no destaque Jovens Acolhedores.

Os sorteados receberão um comunicado oficial por e-mail. Eles têm até esta quinta-feira, 18 de agosto, para se apresentar, munidos de RG e documentação que comprove matrícula em faculdade.

Estudantes da capital e Grande São Paulo devem comparecer ao setor da Recursos Humanos da Secretaria, na avenida Doutor Arnaldo, 351, Cerqueira César, zona oeste da capital. Já no interior é necessário comparecer ao hospital participante do projeto.

‘Estes jovens são fundamentais para garantirmos um bom atendimento aos familiares e pacientes nos nossos hospitais. Quem está doente precisa, além de cuidados médicos, de atenção e cordialidade. É isso que os estudantes poderão oferecer’, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Uma segunda relação, com outros 464 universitários sorteados, também está disponível no site. Eles também serão treinados e ficarão em uma lista de espera para o caso de desistência entre os convocados em primeira chamada. O treinamento deverá ser realizado na penúltima semana de agosto e o trabalho nos hospitais começará no início de setembro.

Além da Grande São Paulo, incluindo a capital, agora o projeto Jovens Acolhedores foi levado para hospitais estaduais do interior e litoral do Estado. Para se inscrever os alunos universitários tinham que estudar em cursos de faculdades cadastradas na Secretaria.

Como no primeiro ano, cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria. As faculdades se comprometem a complementar os valores das mensalidades escolares. O contrato é de um ano. Os Jovens Acolhedores realizam o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

J.C.