Saúde: Simpósio sobre meningites bacterianas será realizado na Capital

Encontro é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde

ter, 27/08/2002 - 13h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde promove no dia 9 de setembro o Simpósio Sobre Meningites Bacterianas, voltado a médicos e enfermeiros que atuam em pronto-socorros e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, profissionais de laboratório e Vigilância Epidemiológica.

A meningite é uma inflamação das leptomeninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Normalmente são causadas por vírus ou bactérias, entretanto outros agentes, como fungos ou parasitas, também podem provocar a doença. Dentre as bactérias, a Neisseria meningitidis (meningococo) é a mais freqüente atualmente e tem importância pela possibilidade de causar surto ou epidemias.

Febre alta, dor de cabeça muito forte e rigidez de nuca (pescoço duro) são sintomas freqüentes nos indivíduos após os dois anos de idade, podendo evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são de grande importância para uma boa recuperação. Assim os pacientes que apresentem sintomas têm que procurar o médico imediatamente. O diagnóstico confirmatório é feito através do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado através de punção realizada por médico.

Algumas formas de meningites bacterianas e as causadas por vírus são contagiosas. As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, através de secreções expelidas do trato respiratório (nariz e boca). Para que essa transmissão ocorra, há necessidade de um contato direto com a pessoa doente.

Meningite tem cura. Inúmeros antibióticos são usados com sucesso no tratamento das meningites bacterianas (chamadas de virais) que deve ser realizado em ambiente hospitalar. Costumam ter evolução benigna, por vezes não necessitando de internação. Mas essa avaliação deve sempre ser feita por médico capacitado.

Data: 9 de setembro de 2002.
Local: Centro de Convenções Rebouças- São Paulo- SP
Horário: das 8h30 às 12 horas.

Confira a programação completa:

08h30 – 08h45 – Inscrição e Entrega de Material
08h45 – 09h30 – Comportamento Epidemiológico das Meningites no Estado de São Paulo – Prof. Dr. José Cássio de Moraes, Diretor Técnico do CVE
09h30 – 10h10 – Diagnóstico Laboratorial das Meningites Bacterianas – Dra. Vera Simonsen, bióloga, Chefe da Seção de bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz
10h10 – 10h30 – Café
10h30 – 11h10 – Clínica e Tratamento das Meningites Bacterianas com Ênfase no Choque Toxêmico – Prof. Dr. Otávio Augusto G. Branchini – Médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas
11h10 – 11h40 – Prevenção de meningites bacterianas: quimioprofilaxia e vacinas – Helena K. Sato – Médica da Divisão de Imunização do CVE
11h40 – 12h00 – Debates