Saúde: Simpósio discute últimos avanços no diagnóstico e tratamento da dor crônica

Evento, que reunirá especialistas nacionais e estrangeiros, também vai abordar as doenças relacionadas ao trabalho

sex, 10/05/2002 - 17h14 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza, de 16 a 18 de maio, o IV Simpósio Multidisciplinar de Afecções Músculo-Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho (AMERT).

Também organizado pelo Centro de Dor do HC-FMUSP e pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, o evento acontece no Centro de Convenções Rebouças, em conjunto com o I Simpósio de Dor Crônica.

Serão discutidos os temas: fibromialgia (síndrome caracterizada por dor generalizada e fadiga), dores musculares, LER (lesões por esforços repetitivos), DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), dor músculo-esquelética odontológica, lombalgias, técnicas especiais de acupuntura, ansiedade e depressão nos pacientes com dor crônica, hipnose e manejo farmacológico da dor.

Reumatologistas, fisioterapeutas, fisiatras, cirurgiões dentistas, neurologistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, acupunturistas, assistentes sociais e especialistas em Medicina do Trabalho irão participar de mesas redondas, simpósios satélites e workshops, além de ministrar cursos de atualização.

Estão confirmadas as presenças do Dr. Shridar Vasudevan, chefe do Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Universidade de Wisconsin, EUA, e do Dr. Richard Bonfiglio, diretor clínico do Harmarville Rehabilitation Hospital, em Pittsburg, EUA.

Informações sobre inscrição e programação do evento podem ser obtidas no telefone 3086-4106 ou através do site www.saudetotal.com/amert.htm.