Saúde: Simpósio alerta sobre formas de transmissão e tratamento de hepatites

Evento será realizado amanhã, dia 20

seg, 19/05/2003 - 8h35 | Do Portal do Governo

As hepatites b e c serão temas do III Simpósio de Manejo Clínico e Laboratorial e II Simpósio Sobre Aspectos Preventivos que será realizado nesta terça-feira, 20 de maio, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Rebouças.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, organiza o evento que tem como objetivo alertar sobre as formas de transmissão, tratamentos disponíveis e ações que podem prevenir a doença.

Dados estimam que no Estado de São Paulo existam atualmente cerca de 300 mil portadores de hepatite c e 250 mil de hepatite b. A hepatite b é de transmissão sexual e sanguínea. Os sintomas mais comuns são icterícia, falta de apetite, febre, náuseas e diarréia.

Na hepatite c, a transmissão se dá por transfusões de sangue e compartilhamento de seringas. Diferentemente da b, não costuma apresentar sintomas na fase aguda da doença. Quando os sintomas aparecem são iguais aos da gripe, o que dificulta o diagnóstico. Como o sangue é controlado nos bancos desde a década de 80, um grande número de portadores da doença se contaminou por meio do uso de drogas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde