Saúde: Simpósio alerta sobre formas de transmissão e tratamento de hepatites

Evento será nesta terça-feira, 20 de maio, das 8h às 18h

dom, 18/05/2003 - 16h07 | Do Portal do Governo

As hepatites b e c serão temas do III Simpósio de Manejo Clínico e Laboratorial e II Simpósio Sobre Aspectos Preventivos que será realizado nesta terça-feira, 20 de maio, das 8h às 18h, no Centro de Convenções Rebouças.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, organiza o evento que tem como objetivo alertar sobre as formas de transmissão, tratamentos disponíveis e ações que podem prevenir a doença.

Dados estimam que no Estado de São Paulo existam atualmente cerca de 300 mil portadores de hepatite c e 250 mil de hepatite b. A hepatite b é de transmissão sexual e sanguínea. Os sintomas mais comuns são icterícia, falta de apetite, febre, náuseas e diarréia.

Na hepatite c, a transmissão se dá por transfusões de sangue e compartilhamento de seringas. Diferentemente da b, não costuma apresentar sintomas na fase aguda da doença. Quando os sintomas aparecem são iguais aos da gripe, o que dificulta o diagnóstico. Como o sangue é controlado nos bancos desde a década de 80, um grande número de portadores da doença se contaminou através do uso de drogas.

O simpósio terá abertura do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, do superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva, do diretor do CVE, Carlos Magno Fortaleza, e da coordenadora do Programa de Hepatites Virais do CVE, Gerusa Maria de Figueiredo.