Saúde: Sétima edição do Agita Galera movimenta amanhã dez milhões de paulistas

Evento promoverá atividades físicas durante todo o dia simultaneamente nas 645 cidades paulistas

qui, 26/08/2004 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, 27 de agosto, a sétima edição do Agita Galera, programa de exercícios que pretende mobilizar 10 milhões de pessoas. Todas as escolas estaduais, municipais e boa parte das escolas particulares terão atividades físicas e recreativas para agitar o dia.

Parceria da Saúde com a Secretaria de Estado da Educação e o Celafiscs, o Agita Galera ocorrerá simultaneamente nas 645 cidades paulistas. Na Capital, além das escolas, haverá atrações na praça Roosevelt e na estação Sé do Metrô, das 9h às 16h. Em todo o Estado, monitores do Agita promoverão atividades como alongamento, massagem, ginástica e brincadeiras tradicionais, além da distribuição de folhetos para conscientização da população sobre a importância da atividade física para a saúde. Qualquer pessoa poderá participar.

O secretário-adjunto de Estado da Saúde, Oswaldo Tanaka, acompanhará o evento por todo o Estado. A primeira parada será em São Caetano do Sul, às 9h. Em seguida ele estará em Sorocaba, às 10h. Às 11h a visita será em Piracicaba. A programação continua às 12h, em Araras, e às 13h30, em Jacareí. A volta à capital está marcada para as 15h, na Santa Casa de São Paulo.

‘Manter a prática de atividade física, além trazer benefícios para a saúde, melhora o desempenho escolar dos jovens, contribui para a relação familiar e reduz distúrbios de comportamento’, afirma Oswaldo Tanaka.

O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996 para estimular a prática de atividades físicas. Ao longo dos anos conseguiu reconhecimento nacional, serviu de modelo para o Agita Brasil e molde para Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU). Na edição deste ano o impacto programa será alvo de estudo de pesquisadores da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)