Saúde: Sete hospitais estaduais têm mutirão contra o câncer de pele neste sábado

Profissionais da Saúde atenderão na Capital, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Bauru, Guarulhos e Promissão

sex, 03/12/2004 - 13h16 | Do Portal do Governo

Sete hospitais estaduais terão neste sábado, das 9 às 15 horas, mutirão de exames contra câncer de pele. Qualquer pessoa poderá participar de triagem para verificação de feridas, pintas ou lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés. A Secretaria de Estado da Saúde terá seus profissionais atendendo a população nos hospitais Guilherme Álvaro (Santos), Padre Bento (em Guarulhos), Lauro de Souza Lima (em Bauru) e de Promissão (cidade na região de Bauru), além dos Hospitais das Clínicas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.

No caso de ser identificada qualquer lesão suspeita haverá marcação de exames específicos. Além da triagem, médicos dermatologistas das unidades estarão de plantão para orientar como os pacientes podem evitar a doença.

O evento faz parte de campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Todos os exames são registrados e permitem que os hospitais e a SBD desenvolvam estatísticas sobre o perfil e características da população que pode, ou não, desenvolver a doença.

Em todos os hospitais haverá distribuição de panfletos com orientações sobre o risco da exposição solar, camisetas e bonés. ‘A detecção precoce do câncer permite tratamento mais rápido e eficaz contra doença. É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e procurem um médico’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Endereço dos hospitais:

  • Hospital das Clínicas de São Paulo
    Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155- São Paulo

  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
    Avenida Bandeirantes, 3.900 – Ribeirão Preto

  • Hospital das Clínicas de Campinas
    Rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária – Campinas

  • Hospital Guilherme Álvaro
    Rua Osvaldo Cruz,197, Boqueirão – Santos

  • Complexo Hospitalar Padre Bento
    Avenida Emílio Ribas, 1.573, Gopoúva – Guarulhos

  • Hospital Geral de Promissão
    Rua General Eurico Gaspar Dutra, 620 – Promissão

  • Instituto Lauro de Souza Lima
    Rodovia Comendador João R. Barros, km. 225/226 – Bauru