Saúde: Servidores da Economia e Planejamento fazem exames

Objetivo do Programa é justamente detectar e prevenir doenças crônicas não transmissíveis

ter, 05/10/2004 - 19h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Economia e Planejamento foi visitada pela equipe do Programa Prevenir Iamspe nos dias 4 e 5 de outubro. Os funcionários dessa sede, que faz parte do Programa desde a sua criação, passaram pelo rastreamento feito pelos profissionais do Hospital do Servidor para medir pressão arterial, coleta de sangue e responder a um questionário acerca das suas condições de saúde. Ao todo foram 148 servidores, ou seja, quase 50% do quadro da Secretaria.

Pelo rastreamento e pelo diagnóstico do quadro de saúde dos funcionários da Secretaria realizado por meio de questionários aplicados, o Grupo de Trabalho local pode adotar medidas internas de controle de doenças crônicas, que podem ser evitadas com a simples mudança de hábitos e de alimentação.

O objetivo do Programa Prevenir Iamspe é justamente a detecção precoce e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis entre os servidores públicos. A grande vantagem é que a equipe de saúde vai até o local de trabalho do funcionário, facilitando a realização de exames pois ele não tem de se deslocar para o Hospital.

Os resultados dos exames retornam para os funcionários por meio do Grupo de Trabalho, aqueles que tiveram exames alterados serão encaminhados para especialistas do HSPE.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.