Saúde: Servidor público terá seminário sobre segurança e medicina do trabalho

Evento será realizado de 16 a 18 de setembro, das 8 às 11h30

sáb, 13/09/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) vai realizar pelo oitavo ano consecutiva o Seminário de Atenção à Saúde do Trabalhador, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, das 8 às 11h30, no anfiteatro B do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Segundo a diretora do serviço, Dra. Maciléa Rocha Santos Chavez, esse evento conta com vários participantes entre os quais algumas empresas privadas como o Hospital e Maternidade São Luiz, Hospital Albert Heinstein, Hospital Santa Cruz, Associação de Assistência a Criança com Câncer, Hospital e Maternidade Santa Joana, entre outros.

“Desde que começamos a realizar os Seminários aqui no Iamspe, o interesse dos profissionais da área em assistir e participar cresceu a cada ano, principalmente no âmbito das empresas privadas. Só para se ter uma idéia, no ano passado, quando realizamos o VII Seminário, o anfiteatro, que possui 200 lugares, lotou. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento”, afirmou a diretora.

O objetivo do seminário é divulgar os trabalhos desenvolvidos nos vários Seesmets, seja da área pública ou privada e de conscientizar os trabalhadores sobre os riscos de se contrair doenças no ambiente de trabalho e as maneiras de evitá-los, propiciando melhor qualidade de vida.

No seminário serão debatidos temas da atualidade como Humanização em Hospitais, Assédio Moral, Onde e Como Organizar Novos Seesmets, Perfil Profissiográfico Previdenciário e as principais doenças que atingem o servidor público.

Além dos debates, os participantes desfrutarão da apresentação de uma peça teatral elaborada pelos servidores do Seesmet sobre Assédio Moral. Nos dias 17 e 18 de setembro, será apresentada a prática do “Lian Gong” (Ginástica Terapêutica Chinesa), que contribui para prevenção das Doenças Osteoarticulares relacionadas ao trabalho e melhora da auto-estima dos praticantes, entre outros benefícios.

O sucesso do Seminário, realizado anualmente, vem da experiência de trabalho bem sucedida e já renomada do Seesmet no Iamspe. Eles realizam exames periódicos de saúde, programas de controle médico ocupacional, programa de prevenção de riscos ambientais. Além disso, oferecem grupos terapêuticos para dependência química, psicossomática, auto-estima, ambulatório de tabagismo, grupos de artes, ginásticas laboral, Tai-chi-chuan, entre outros.