Saúde: Servidor Público retoma ações do Prevenir para evitar doenças entre funcionários do Estado

Serviço foi reaberto nesta terça-feira, dia 17

qua, 18/02/2004 - 10h24 | Do Portal do Governo

Foi aberta no dia 17 de fevereiro a nova temporada do Programa Prevenir Iamspe na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, que fica no centro de São Paulo. Durante dois dias mais de 200 funcionários públicos estaduais, que trabalham na sede, serão examinados para que suas condições de saúde sejam avaliadas. Esse rastreamento inclui medição da pressão arterial e coleta de sangue para dosagem de colesterol, glicemia e triglicérides, além da dosagem de PSA para os homens (detecção câncer de próstata). Também serão agendados exames de papanicolau e mamografia para as mulheres.

Quando o Programa Prevenir foi implantado, a Secretaria da Justiça foi a primeira a ser visitada pela equipe de saúde. Com seu retorno, ela novamente abre a série de rastreamentos, agora com muitos funcionários que não participaram da outra etapa.

A rotina do trabalho prevê a coleta de material e após 20 dias os resultados dos exames chegam no ambulatório da Secretaria para serem entregues pelo médico da sede. A Secretaria da Justiça possui um ambulatório que dá continuidade às ações do Programa Prevenir Iamspe.

O Secretário-Adjunto da Secretaria, Dr. José Jesus Cazetta Junior, representou o Secretário da Justiça, Dr. Alexandre de Moraes, na abertura dos trabalhos. Ele falou como é fundamental a existência deste Programa do Iamspe para a prevenção de doenças. “A presença de profissionais de saúde na Secretaria serve como alerta para todos que aqui trabalham a respeito da importância de se manter hábitos alimentares saudáveis e da necessidade permanente de se preocupar com os fatores de risco. Eu cumprimento o Superintendente, Dr. Milton Flávio, bem como sua equipe por essa excelente iniciativa e coloco, em nome do Dr. Alexandre de Moraes, a Secretaria à disposição do Iamspe”, concluiu o Dr. José Jesus.

O Dr. Milton Flávio, que também esteve presente na sede da Secretaria, observou que o mais importante do Programa é facilitar o atendimento médico para o funcionário público, pois muitas vezes ele não procura o Hospital do Servidor devido à dificuldade de deslocamento ou falta de tempo. “Ter acesso aos exames básicos preventivos no seu local de trabalho é uma medida que objetiva dar uma melhor qualidade de vida aos funcionários por meio da prevenção e detecção precoce de doenças”, explicou o Superintendente do Iamspe.

Programa Prevenir

O Programa Prevenir Iamspe foi implantado em 1998 para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis entre os funcionários públicos estaduais por meio de um conjunto de atividades voltadas para a melhoria do seu estado de saúde e da qualidade.

Para isso, uma equipe de profissionais de saúde visitaram o local de trabalho dos funcionários para realizar exames básicos como medição da pressão arterial, dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia e outros, além de colher material para detecção de câncer de colo uterino e de próstata. Também houve um rastreamento do câncer de mama.

Inicialmente visitou as sedes de Secretarias de Estado e depois foi estendido para nove Ceamas no interior (Araçatuba, Botucatu, Franca, Marília, Mogi das Cruzes, Registro, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos). Até o presente momento, o Programa contou com a participação de cerca de 9.500 servidores para o diagnóstico precoce de doenças crônicas não transmissíveis, vacinou 2.102 servidores contra difteria e tétano e atingiu mais de 12.000 servidores, para os quais estão sendo rotineira e sistematicamente oferecidas ações de educação em saúde.

O número de pessoas atingidas pelo Programa direta e indiretamente, com eventos coordenados pelas Secretarias de Estado, foi de 32 mil no período. Em 2003 a atual Administração, reproduziu o modelo em uma versão infantil, denominado Programa Prevenir Kids, implantado como projeto-piloto na Secretaria da Agricultura. Ele teve início com os filhos de funcionários públicos que permanecem no Centro de Convivência daquela Secretaria. O novo Programa tem como objetivo atender as crianças para informar e prevenir contra as doenças através da imunização, mas também passar princípios da alimentação saudável, higiene bucal e estímulo ao aleitamento materno.

Outras ações

O Prevenir sempre promoveu reuniões inter-secretarias para que integrantes dessas sedes continuem as atividades desenvolvidas pelo Programa. Algumas secretarias contam com serviços médicos próprios, assim foram assinados termos de cooperação técnica entre o Iamspe e as secretarias de Agricultura, Justiça, Transportes (DER/Dersa), Fazenda e Governo, para auxiliá-los no encaminhamento de pacientes para exames e consultas no Hospital do Servidor.

Ainda dentro do propósito de conscientização, o Programa Prevenir realizou em 2002 módulos de palestras sobre tabagismo, atividade física e hábitos alimentares, entre outras. Elas são programadas de acordo com o interesse das secretarias e são feitas por profissionais do Iamspe. As palestras sobre atividade física teve a parceria do Agita São Paulo, programa da Secretaria da Saúde.

O Iamspe vem incrementando a parceria do Prevenir Iamspe com outro Programa da Instituição, o de Saúde do Trabalhador (PST). Ele conta com uma equipe multiprofissional, que trabalha para detectar os riscos à saúde do funcionalismo público no ambiente de trabalho e também atua na prevenção de outras doenças crônicas.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.