Saúde: Servidor Público realiza campanha para o controle de infecção hospitalar

'Maratona de Lavagem das Mãos' começou no dia 17 e vai até 24 de junho

sex, 18/06/2004 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) deu largada, no dia 17 de junho, à ‘Maratona de Lavagem das Mãos’.

A campanha foi concebida em três etapas: a primeira, com a palestra proferida pela Dra. Luciana de Lima Galvão, voltada aos profissionais de enfermagem da casa. De acordo com a doutora, “Esta é uma abordagem diferente para mudar alguma coisa”. Primeiramente, foi distribuído a todos um questionário. A palestra contou com a parte teórica e prática, quando todos fizeram a lavagem correta das mãos.

A coordenação do evento ficou a cargo das doutoras Paula Marques de Vidal, Luciana de Lima Galvão, Thaís Guimarães e das enfermeiras Graciane Guimarães e Maria de Lurdes do Nascimento. A expectativa deles é conscientizar todos os profissionais da importância da lavagem e higienização das mãos. Essa simples medida é considerada a mais importante e de maior impacto na prevenção da infeção hospitalar.

A segunda etapa será aberta a todos profissionais do Iamspe e será realizada nos dias 21 e 22, das 9 às 11 horas, no Anfiteatro B: “A intenção é a de mexer com o assunto de forma lúdica e dinâmica a fim de promover a integração, dando prosseguimento com o processo de educação continuada. Vale lembrar que, como toda maratona, nós teremos a Gincana de Lavagem das Mãos. Com prêmios e tudo”, assegurou a Dra. Paula.

Já o terceiro passo, ficará por conta de uma “andança” feita pelos andares do HSPE, onde os organizadores estarão conscientizando tanto profissionais como visitantes sobre a importância da lavagem correta das mãos. Esta visita pelos andares está marcada para o dia 24 de junho.

Periodicamente, o Grupo Executivo de Controle de Infecção Hospitalar (GE-CIH) realiza reciclagem setorial das diversas medidas de prevenção das infecções, principalmente nas unidades críticas, como UTI, UTI Neonatal, Unidade de Terapia da Neurocirurgia, Diálise, PS e algumas unidades cirúrgicas.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

C.C.