Saúde: Servidor Público participa do dia de Prevenção da Alergia e Combate à Asma

Evento será no dia 7 de maio, das 8 às 16 horas

qua, 30/04/2003 - 7h32 | Do Portal do Governo

No próximo dia 7 de maio, das 8h às 16h, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), através do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), receberá, no saguão do hospital, as pessoas interessadas em saber sobre prevenção de alergias e combate à asma.

O objetivo é alertar a população a respeito dos fatores de risco das doenças alérgicas e esclarecer a importância da identificação do diagnóstico correto. O Iamspe estará empenhado em colaborar com a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, que neste dia, através de suas 19 regionais espalhadas por todo o País, promoverá diversas atividades em todo território nacional como palestras, caminhadas, prática de exercícios respiratórios e distribuição de material explicativo para leigos e profissionais da saúde.

No evento do HSPE, serão realizadas palestras para esclarecimento das doenças alérgicas, distribuídas em vários horários, com duração de 15 minutos cada uma.

Entre os tópicos a serem abordados estarão:
• O que é asma?
• Controle ambiental: quais as medidas mais importantes?
• Imunoterapia com extratos alergênicos (Vacinas): Qual a sua importância na melhora das alergias?
• Perigos da automedicação no alérgico
• Cuidados com a pele nas alergias dermatológicas

Haverá também atividades educativas para as crianças sobre as alergias em todo o período e serão distribuídos materiais informativos aos participantes.

Com a mobilização, o HSPE pretende orientar a comunidade a identificar os agentes causadores da alergia, possibilitando a prevenção e a busca de tratamento adequado.

Participarão do evento o corpo clínico de médicos, preceptores, residentes e estagiários do Serviço de Alergia e Imunologia do HSPE. Os coordenadores são: doutor João Ferreira de Mello (Diretor do Serviço de Alergia e Imunologia, HSPE); doutor Wilson T. Aun (Chefe da seção de Imunologia do Serviço de Alergia e Imunologia, HSPE); e doutora Maria de Fátima M. Fernandes (Chefe da seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Alergia e Imunologia, HSPE);

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.