Saúde: Servidor Público melhora atendimento no Laboratório de Função Pulmonar

Unidade ganhou equipamento de última geração

seg, 12/05/2003 - 12h16 | Do Portal do Governo

Após cinco anos sem poder realizar todas as baterias de exames para avaliação pneumológica, o Laboratório de Função Pulmonar do Hospital do Servidor Público do Estado (HSPE) ganha um equipamento de última geração que garante um atendimento com qualidade na área.

O Sensormedics foi comprado há trinta dias e entregue pela nova administração do Iamspe. Segundo o Superintendente, Dr. Milton Flávio, a compra do equipamento já refletiu no atendimento e na melhora do serviço.

Além de realizar os testes comuns – como o de medir o volume e capacidade do pulmão, a transferência do oxigênio do pulmão para o sangue e a força dos músculos respiratórios – o equipamento também realiza um teste chamado cardio-pulmonar de exercício, que mede a capacidade dos pulmões e do coração diante de um esforço máximo. ‘Sua função também é de avaliar a capacidade do indivíduo e as mudanças que ele sofre com os tratamentos. Esses testes são realizados em pacientes que apresentam falta de ar, indivíduos que entram num programa de treinamento físico e aqueles que são encaminhados para uma avaliação de risco pré-operatório’, diz o responsável pelo setor, Carlos Alberto de Castro Pereira.

Com o novo equipamento já foram realizados cerca de duzentos exames somente no mês de abril. Os pacientes foram encaminhados pelas clínicas de Pneumologia, Cardiologia, Cirurgia Torácica e Cirurgia Geral.

Segundo o Dr. Carlos Alberto, o Laboratório não tinha como realizar esses exames pois o equipamento – semelhante ao comprado agora, mas obsoleto – ficou desativado cinco anos e, devido ao alto custo do exame fora do hospital, acabou dificultando uma melhor avaliação dos pacientes.

Referência Brasileira

O Laboratório de Função Pulmonar do HSPE, por sua qualidade e eficiência no atendimento, é reconhecido como referência pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. O Serviço, que atende cerca de trinta pacientes por dia, oferece treinamento para médicos, formação de técnicos de função pulmonar e realiza pesquisa de fisiologia respiratória. Além disso, possui três salas de exames de espirômetros (testes de função pulmonar).

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

C.C.