Saúde: Servidor Público ganhará Pronto Socorro totalmente reestruturado

Obra será entregue até o fim deste mês

ter, 06/07/2004 - 7h55 | Do Portal do Governo

O Pronto-Socorro do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está a um passo do término das obras que o tornará um lugar mais agradável para centenas de usuários que procuram atendimento todos os dias. Saem as cores antigas, entram os tons claros, que proporcionam a sensação de paz. Os pisos, gastos pelo tempo, ganham outros mais práticos para limpeza – o que remete diretamente a higienização – e em tons que “casam” com a nova pintura. Construiu-se um ambiente “clean”, harmonioso, onde os pacientes ganharão mais qualidade de atendimento e comodidade.

“No final de julho esperamos entregar esta segunda fase das reformas, assim acabam de vez os pequenos transtornos que elas trazem aos usuários”, explicou o Diretor Administrativo do Instituto (DA), engenheiro Marcel Cortez Alves.

Nesta segunda etapa da reforma estão sendo trocados os pisos internos e externos e a pintura de dentro e de fora. As portas da entrada principal estão sendo colocadas. A Farmácia do PS ganhará forro novo e a área de conforto dos enfermeiros e médicos passará por uma renovação geral.

O ponto principal de todas estas mudanças, porém, são os banheiros. “Eu prefiro que os usuários, no futuro, vejam como eles ficarão e depois tirem suas próprias conclusões porque a mudança é gritante”, avaliou o engenheiro Marcel.

O Dr. Milton Flávio, superintendente do Iamspe, esteve vistoriando as obras no último dia 24 de junho. Ele percorreu todos os cantos, a fim de verificar se tudo estava a contento, e gostou do que viu: “Agora, sim, nosso PS está digno de receber nossos usuários. Antes parecia tudo muito lúgrume, triste. Para uma pessoa adoentada, esse ambiente não era adequado. Fico contente, pois é uma continuação do nosso trabalho de humanização no Instituto, que, como todos podem notar, não pára. E nem poderia, porque o nosso usuário tem direito a um atendimento de primeira – e isto engloba desde bons profissionais para atendê-los até áreas físicas mais adequadas e confortáveis. Isto é apenas o começo, esperamos poder fazer muito mais para tornar o Iamspe/HSPE uma ilha de excelência em qualidade”.

O que já foi feito no PS

  • Dia 12 de agosto de 2003 – implantação do Pronto-Atendimento (PA), criado para absorver os casos do PS que não são realmente graves, mas apenas opção do usuário que não encontrou vaga para consulta médica.
  • Dia 14 de agosto de 2033 – entregue a nova sala de emergência/reanimação do PS, que teve o número de leitos ampliado de quatro para oito, o que dobrou a capacidade de atendimento dos casos agudos – infarto, edema de pulmão, trauma e outros. O setor também ganhou o reforço de mais oito equipamentos de para atendimento de emergência, como monitores multiparamétricos, respiradores e oxímetros, que controlam as funções vitais dos pacientes.
  • Dia 2 de outubro de 2003 – mudança do PS infantil para uma área nova exclusiva para o atendimento das crianças e alteração das rotinas administrativas dando maior autonomia às equipes de plantão.
  • Dia 1º de dezembro de 2003 – a Enfermaria de Retaguarda do PS passou a funcionar com 24 leitos. Ao todo o Serviço conta agora com 78 leitos.

    Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

    C.C.