Saúde: Servidor Público fará mutirão na cardiologia aos sábados

Objetivo é atender pacientes que necessitam de exames de ecocardiograma

qua, 12/11/2003 - 9h55 | Do Portal do Governo

Acabar com a fila de espera para os exames de ecocardiograma. Essa é a proposta do Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) que está sendo colocada em prática a partir de 15 de novembro com duração até 20 de dezembro. O mutirão para realização dos exames de ecocardiograma acontecerá aos sábados, com marcação de 50 pacientes por dia e o devido agendamento de horário para que não haja espera.

Segundo o Diretor da Cardiologia, Dr. João Aparecido Pimenta de Almeida, o serviço está acompanhando a filosofia da atual Administração de reduzir o tempo de espera para consultas e exames e, por conseqüência, acabar com as filas nos ambulatórios.

O Setor de Ecocardiograma efetua cerca de 700 exames por mês em pacientes internados e ambulatoriais. Os pacientes de enfermaria são prioridade e a média do tempo para realização do exame é de 24 horas. Por sua vez, a marcação para o paciente ambulatorial está condicionada a consulta de retorno já agendada.

“Com a abertura dessas vagas previstas nos mutirões de sábado, poderemos antecipar os exames que foram agendados para os dois primeiros meses de 2004. O paciente que tiver consulta de retorno ainda este ano também será convocado para o mutirão”, afirma o médico responsável pelo Setor, Dr. Ricardo Carvalho Ladeira.

Para o Setor de Ecocardiograma são encaminhados pacientes de todas as especialidades médicas para complementação de diagnóstico. O exame, que é indolor, dura cerca de 30 minutos, dependendo da condição clínica do paciente. Ele é indicado especialmente para avaliação de pacientes portadores de doença coronariana, doença valvular cardíaca ou miocárdica (músculo do coração). O Setor de Ecocardiograma funciona no 2º andar do prédio do Laboratório, das 7h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.