Saúde: Servidor Público declara guerra ao tabagismo na ‘Semana do Ar Puro’

Durante essa semana, a Comissão de Controle do Tabagismo promove várias atividades

qua, 05/05/2004 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Semana do Ar Puro foi aberta no Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) no último dia 3, segunda-feira, e termina na sexta-feira, dia 7 de Maio. Durante esse período, a Comissão de Controle do Tabagismo (CCT) promove várias atividades.

Os dois primeiros dias foram dedicados à divulgação do evento no âmbito da Administração e do Hospital. Membros da Oficina de Palhaços, composta por funcionários do Instituto percorreram os andares do HSPE divulgando as palestras que serão apresentadas na Semana, enquanto componentes da CCT fizeram a monoximetria (medição da quantidade de monóxido de carbono) em funcionários, pacientes, e acompanhantes tabagistas, bem como nos fumantes passivos.

A Comissão também intensificou a campanha de combate ao tabagismo afixando cartazes e distribuindo folhetos de orientação a todos que trabalham no Iamspe.

A cerimônia de abertura da Semana do Ar Puro, realizada no Anfiteatro B do HSPE, no dia 5, às 9 horas, com a fala inicial do Superintendente do Iamspe – Dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, e, em seguida, da Diretora do Hospital – Dra. Maria Angela de Souza Ferreira.

Seguindo a programação, acontece, por volta das 10 horas, a primeira palestra da Semana: Tabagismo – Panorama Global – com o Professor Dr. José Rosemberg, que também é Prof. titular de Tuberculose e Doenças Pulmonares da PUC – SP e Presidente de Honra da Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Adesf).

Às 10:50, o Coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde – Dr. Marco Antonio de Moraes – discorrerá sobre o Programa de Controle do Tabagismo no Estado de São Paulo. Logo após, às 11:30, se iniciará o primeiro debate referente aos assuntos abordados.

Na quinta-feira, dia 6, às 9 horas, O Cigarro e as Doenças Cardiovasculares será o primeiro tema a ser apresentado, com a Médica Cardiologista – Colaboradora do Ambulatório de Tabagismo do Incor e FMUSP, Dra. Danielli Haddad Syllos. Depois de um intervalo, às 10:30, a Psicóloga da Equipe de Medicina do Trabalho: Saúde Ocupacional do HI Albert Einstein – Mônica Andreis, falará sobre o Tratamento Interdisciplinar do Tabagismo. Por que e como fazê-lo?. Em seguida, o momento dos debates.

No último dia da Semana, os participantes terão duas palestras. A primeira tratará da questão “Por que as pessoas fumam?” com apresentação do Dr. Montezuma Pimenta Ferreira, que é médico do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Na seqüência, depois de um intervalo, o Advogado, fundador da Adesf e membro do Comitê Estadual de Controle do Tabagismo – Dr. Mario Albanese discorrerá sobre a Lei do Tabaco. A peça intitulada Cigarro: Prazer ou Dor – que será apresentada, às 11 horas, pelo Grupo de Teatro do Seesmt – fechará a Semana do Ar Puro. Após o teatro, os participantes ainda terão um último debate.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.