Saúde: Serviço do Instituto de Psiquiatria do HC orienta jovens sobre sexualidade

Dois números do 0800 esclarecem dúvidas de adolescentes, principalmente quanto à contracepção

sex, 23/09/2005 - 17h26 | Do Portal do Governo

São dois números do 0800 em que psicólogos especializados da área esclarecem dúvidas de adolescentes, principalmente quanto à contracepção

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas realiza atendimento telefônico para orientar adolescentes sobre sexo. A idéia de criar o serviço, que entrou em atividade no início da semana, surgiu porque os organizadores notaram que ultimamente cerca de 40% das ligações feitas ao Projeto Sexualidade (ProSex) do instituto, pelo 0800-7010136 (em funcionamento desde 1998), provinham de jovens. ‘As dúvidas mais comuns relacionam-se à contracepção’, conta a coordenadora do serviço, a psiquiatra Carmita Abdo. Em função dessa demanda, foram criados dois novos números com destaque nesta faixa etária e a equipe foi ampliada.

O serviço garante o anonimato das pessoas que utilizam o serviço.
Para esclarecimentos sobre sexualidade em geral, o número 0800-701-0136 continua disponível. Para informações a respeito de métodos e procedimentos contraceptivos, o telefone é o 0800 774-2777. ‘É mais uma maneira de ensinar, prestar assistência e prevenir’, explica Carmita. Os atendentes são psicólogos voluntários especializados em sexualidade pela Faculdade de Medicina da USP. O trabalho destinado a esclarecer dúvidas sobre contracepção recebe a supervisão da coordenadora Carmita, para os aspectos emocionais, e da ginecologista Luci Kayano.

Dez profissionais – Para Carmita, quem aprende educação sexual na escola ou no meio em que convive não procura esse tipo de serviço. ‘Mas há um contingente da população sem acesso à Internet, nem a esse tipo de esclarecimento em seu círculo social. Dessa maneira, sem saber o que ler e onde buscar informação, querem conversar com alguém sobre dúvidas específicas, particularidades’, explica a psiquiatra. No entanto, ela acrescenta, em alguns casos as pessoas necessitam mais do que simples informações por telefone.

Nessas situações, os psicólogos sugerem que o jovem conheça o Espaço Saúde Sexual ou o ProSex, ambos do Instituto de Psiquiatria, para receber auxílio mais específico. Durante três meses, o programa de informação sobre contracepção estará em fase de teste. O atendimento, feito por dez profissionais que se revezam em turnos de quatro horas, é das 9 às 17 horas. Outras informações pelo 0800 774-2777.

Da Agência USP de Notícias