Saúde: Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras inaugura Ambulatório de Feridas

Perspectiva dos profissionais é a de que o Ambulatório passe a ser ponto de referência dentro do hospital

ter, 27/01/2004 - 16h36 | Do Portal do Governo

O Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras começa a colher um dos primeiros frutos do Curso de Tratamento Avançado de Feridas, realizado em 24 e 25 de outubro. “Em decorrência deste curso, nasceu o Ambulatório de Feridas, uma idéia que há muito vinha sendo trabalhada por nós, em razão de sua importância, e que só pode ser concretizada agora em razão do apoio dado pela nova Administração do Iamspe”, afirmou o Diretor do Serviço, Dr. Leão Faiwichow.

Com a inauguração deste Ambulatório, o Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras mais uma vez mostra seu pioneirismo – já é público e notório que, quando se fala de tratamento de queimaduras, o Serviço é referência do Estado, chegando a atender uma demanda que ultrapassa as linhas geográficas: pacientes de todo o país já passaram pelas mãos dos profissionais da casa –, colocando o HSPE dentro de um grupo seleto de hospitais que possuem um Ambulatório do gênero, e o primeiro a implantar uma equipe multiprofissional (formada por enfermeiros, médicos e cirurgiões plásticos) para atuar junto ao paciente portador de feridas.

“Até o momento, o primeiro tratamento oferecido ao paciente com feridas era dado no Pronto-Socorro. Agora, com o Ambulatório de Feridas, esperamos implantar uma nova filosofia: a de que o tratamento sistêmico das feridas seja feito por uma equipe multiprofissional e não apenas por enfermeiros. Desta forma, estamos nos enquadrando no que há de mais avançado na medicina”, complementa o Dr. Leão Faiwichow.

Outra perspectiva dos profissionais do Serviço é a de que o Ambulatório passe a ser um ponto de referência dentro do Hospital do Servidor. “Muitas das feridas são tratáveis e têm resolução em curto prazo. É claro que alguns casos terão de ser encaminhados a outras especialidades médicas, a fim de um prognóstico fidedigno. Mas a idéia é a de que os curativos sejam todos feitos no nosso ambulatório”, assegura o Dr. Paulo Cezar Cavalcante Almeida.

Com o tempo, a equipe espera poder contar com o que há de mais avançado para o tratamento de feridas. “Atualmente, temos nova tecnologia para o tratamento delas: existem substâncias próprias, mais específicas. É necessário tê-las disponível para melhorar o prognóstico e reduzir o tempo de tratamento”, salienta o Dr. Carlos Alberto Mattar.

O Ambulatório de Feridas, inaugurado no dia 1º de novembro, dará assessoria e acompanhamento aos portadores de feridas de todos os tipos, como as traumáticas, úlceras venosas, vasculares, dermatológicas, pé diabéticos. Excetuam-se apenas os estomas – que na verdade são orifícios abertos através de procedimentos médicos para determinados fins. Ele está instalado no 5º andar do prédio dos Ambulatórios, junto ao de Cirurgia Plástica, e funcionará inicialmente apenas no terceiro período, a partir das 16 horas.