Saúde: Será realizada amanhã no HC mais uma etapa da Campanha de Catarata

Atendimento será no Prédio dos Ambulatórios, em frente ao Incor

sex, 21/05/2004 - 8h23 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), realiza neste sábado, dia 22, das 7h às 12 horas, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Degeneração Macular Relacionado à Idade. O atendimento será no Prédio dos Ambulatórios, em frente ao Incor, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar.

Catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai ‘amadurecendo’.

É um tipo de cegueira curável. Apesar disso, no mundo todo ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata.

Amanhã os pacientes deverão ir ao HC munidos de CPF e RG. Após serem submetidos a triagem, os diagnosticados com catarata realizarão todos os exames oftalmológicos e já sairão do hospital com a cirurgia marcada. Não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos serão atendidos.

Para facilitar o acesso dos interessados haverá um posto de triagem no Poupatempo Itaquera, localizado na estação Corinthians Itaquera do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa do HC-FMUSP

(AM)