Saúde: Semana Mundial de Aleitamento Materno tem inauguração de banco de leite

Doações podem ser realizadas sem sair de casa; estoque de leite está em cerca de 20% da capacidade no Estado

qua, 01/10/2003 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura no dia 8 de outubro, às 9 horas, o novo banco de leite humano do Hospital Maternidade Interlagos, com capacidade para coleta de 80 litros de leite por mês. O evento será um dia após a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de outubro.

Até o fim do ano devem ser captados 30 mil litros de leite no Estado, o correspondente a 20% da capacidade total dos bancos (150 mil litros). São Paulo tem a maior rede de bancos de leite humano do País, com 48 unidades (13 estaduais). Em 2002 foram coletados 28.165 litros de leite, que beneficiaram 19.924 bebês cujas mães não podiam amamentar.

A nova ala do Hospital Interlagos, premiado pelo Unicef com o título de Hospital Amigo da Criança, terá sala de atendimento, sala de aula para atividades educativas e treinamento e áreas para retirada de leite, pasteurizacão e estocagem.

O local será todo equipado, com três freezers, uma geladeira, dois pasteurizadores, duas centrífugas, um microondas e um resfriador de leite humano. A ala atual coleta 58 litros por mês, 22 a menos que o esperado para o novo setor. De 7 a 10 de outubro o hospital ainda terá palestras sobre aleitamento.

Leite Materno Delivery

O Hospital Maternidade Interlagos, além de ser referência no atendimento materno-infantil, é pioneiro em coleta de leite residencial por meio de serviço de motoboy. As doadoras de leite recebem orientações de funcionários sobre como retirar, armazenar e estocar o leite de forma apropriada na sua residência. A partir daí, recebem visitas semanais de motoboys, que encaminham o leite em caixas isotérmicas até o banco de leite do hospital.

É o primeiro sistema delivery de retirada de leite materno do País. O programa fornece os frascos, máscaras e toucas para cabelo. O leite recebido passa pelos processos de pasteurização, cultura microbiológica (verifica presença de microorganismos) e congelamento.

‘O aleitamento materno é de extrema importância para a saúde do bebê. Ações como a implantada no hospital Interlagos facilitam doações e, com a ajuda da população, auxiliam crianças’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os seis meses de vida iniciais.

Comemoração

No Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros haverá nesta sexta-feira, 3 de outubro, às 9 horas, rodadas de palestras e debates sobre a importância do aleitamento materno. Durante o evento, que coincide com a comemoração dos 15 anos do banco de leite materno do hospital, especialistas em pediatria e neonatologia estarão discutindo os benefícios da prática e a saúde dos recém-nascidos que desde cedo recebem o leite materno.

Serviço
O Hospital Maternidade Interlagos fica na rua Leonor Alvim, 2111 – Jardim Leblon. O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477 – Tautapé.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)