Saúde: Semana de Combate ao Câncer debate o tabagismo

Representantes da Imprensa Oficial receberam prêmio pela política antitabagista

sex, 28/11/2003 - 13h45 | Do Portal do Governo

Este ano, o foco da Semana Estadual de Combate ao Câncer, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, será o tabagismo, responsável por inúmeras doenças, entre elas alguns tipos de cânceres. A cerimônia de abertura do evento foi realizada na última, segunda-feira, dia 24, na sede da secretaria, no complexo do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A semana prossegue até o dia 30.

No Conjunto Nacional, esquina da Rua Augusta com Avenida Paulista, a Secretaria da Saúde instalou uma exposição sobre o cigarro e o câncer, que estará à disposição do público durante esse período. No local, o visitante poderá ver cartazes, filmes educativos e levar para casa folhetos explicativos sobre o tema.

Prêmio antitabagista

Na abertura, a secretaria homenageou empresas e entidades que desenvolvem programas de prevenção ao tabagismo no ambiente de trabalho. Receberam troféus a Natura Cosméticos, Imprensa Oficial do Estado, Faculdade de Saúde Pública da USP e Sociedade Brasileira e japonesa de Beneficência Santa Cruz (mantenedora do Hospital Santa Cruz, um dos mais conhecidos da Vila Mariana).

O médico José Rosemberg recebeu homenagem especial da secretaria por seu persistente trabalho no combate ao tabagismo. Ele é considerado uma das maiores autoridades brasileiras e internacionais no assunto. Com mais de 90 anos, o doutor Rosemberg ainda dá aulas na PUC de Sorocaba, escreve livros e participa de inúmeros eventos no País e no Exterior.

Entre os vários prêmios que o médico e pesquisador recebeu em sua vida de ativista contra o cigarro consta a medalha de ouro da Organização Mundial da Saúde, dedicada somente a pessoas de notório saber. Ele já ensinou mais de 4 mil alunos, promoveu 28 cursos sobre tuberculose, orientou 32 teses de doutorado e participou de 46 congressos brasileiros e internacionais.

A médica Ana Maria Arruda Rosemberg, esposa do homenageado, fez palestra, na cerimônia de abertura da semana, sobre os malefícios do cigarro à saúde da mulher. Ela é assessora técnica da Comissão Estadual de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde. Ana Maria disse que a mulher sofre os problemas comuns a todo fumante e ainda aqueles que afetam somente o corpo feminino, com prejuízo ao feto, e cânceres de mama, colo e útero.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)