Saúde: Seja um doador de sangue

Doadores de sangue devem levar carteira de identidade

qua, 05/11/2003 - 20h36 | Do Portal do Governo

Doar sangue não dói. A agulha para a coleta foi especialmente desenhada para causar o mínimo de trauma e de dor durante a coleta, portanto, pode haver uma dor leve no momento da punção. Também vale saber que o volume máximo de sangue doado é 450 ml, o que é reposto rapidamente pelo corpo com a ingestão de líquido. Para se ter uma idéia, o doador retoma quase imediatamente o peso original após a ingestão de dois copos de líquido. Portanto, doar sangue não engorda nem emagrece, porque nada é ingerido ou infundido na veia do doador.

Também não afina ou engrossa o sangue. O organismo controla perfeitamente a reposição do volume de sangue e de glóbulos vermelhos, que são mantidos sempre na mesma quantidade. Doar sangue não oferece nenhum reflexo físico à pessoa.

A mulher pode doar sangue mesmo durante o período menstrual, desde que não esteja sentindo cólicas no dia da doação. Também não é vedada a doação de mulheres que façam uso de anticoncepcional, Dispositivo Intra-Uterino (DIU), em tratamento a base de estrogênio ou progesterona ou durante a amamentação, desde que já tenha decorrido 90 dias do parto.

O uso de medicamentos deve ser informado antes da doação. São analisados caso a caso. Quem faz tratamento homeopático, por exemplo, pode doar sangue tranqüilamente. Bem como os que fazem dietas para emagrecer, desde que estejam bem fisicamente. Por precaução, os medicamentos para emagrecimento devem ser suspensos no dia da doação.

Os que se tratam com antibióticos, dependendo da infecção, em geral, podem doar sangue uma semana após o término do medicamento. O mesmo acontece com os antiinflamatórios. Analgésicos também não impedem a doação. É importante que no dia, o doador esteja sem dores.

Quem faz tratamento para acne pode doar, mas se estiver tomando medicação a base de Iso Tretinoima, deve aguardar um mês após a última dose. O uso de ácidos deve ser avaliado pela equipe técnica da Fundação Pró-Sangue.

Já quem sofre de hipertensão pode doar se a pressão arterial estiver normal. Antes da triagem clínica o doador tem sua pressão verificada.

O que fazer após a doação

Após a doação, evite dobrar o braço por aproximadamente 30 minutos e esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. Também é necessário não fumar por cerca de duas horas e evitar bebidas alcóolicas por 12 horas.

O doador deve aumentar a ingestão de líquidos para que o corpo possa repor o sangue doado. E o curativo precisa ser mantido no local da punção por pelo menos quatro horas.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.prosangue.com.br

Você pode doar sangue nos seguintes endereços:

  • Clínicas

    Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar

    De segunda a sexta das 7 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados das 8 às 18 horas.

    O estacionamento, gratuito, fica na Rua Dr. Mello Alves, 55, Maxi Park, sob o flat Garden Special Residence.


  • Castelo Branco

    R. Ari Barroso, 355 – Osasco

    De segunda a sexta das 8 às 17 horas e sábados das 8 às 16 horas.


  • Dante Pazzanese

    Av. Dante Pazzanese, 500

    De segunda a sexta das 8 às 17horas e sábados das 8 às 16 horas.


  • Mandaqui

    R. Voluntários da Pátria, 4227

    De segunda a sexta das 8 às 17 horas e sábado das 8h às 16 horas.

    Cíntia Cury