Saúde: Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação será realizada no próximo sábado, dia 24

Objetivo é vacinar todas as crianças menores de cinco anos

seg, 19/08/2002 - 18h34 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 24, acontecerá no Estado de São Paulo, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo da campanha é vacinar indiscriminadamente todas as crianças menores de 5 anos de idade, cerca de 3,4 milhões, e atualizar as vacinas em atraso desta mesma faixa etária.

No Brasil a poliomielite está erradicada. Os registros dos últimos casos confirmados foram nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, no ano de 1989. No Estado de São Paulo, o último caso aconteceu no ano de 1988, no município de Teodoro Sampaio. Para continuar garantindo essa erradicação é importante manter todas as crianças vacinadas. A cada dia a erradicação mundial fica mais próxima, porém, em 2001 a transmissão do poliovírus selvagem ocorreu em 10 países, principalmente na Índia, Paquistão e Nigéria, considerados os principais reservatórios do vírus.

Na segunda etapa da campanha 2002 estarão envolvidos 54 mil profissionais que atenderão em 15.200 postos no Estado. Para a garantia de que a vacinação chegará até os lugares mais distantes, 12 barcos serão usados na campanha, além de 4 mil veículos.

Na capital, para saber qual o posto mais próximo, a população pode ligar para o Disque Saúde pelo número 1520.

Também receberão a vacina dupla adulto(contra difteria e tétano), mulheres em idade fértil (entre 12 e 49 anos) residentes nos municípios de Embú, Peruibe, Piedade e Sertãozinho que apresentaram casos de tétano neonatal nos últimos cinco anos.