Saúde: Secretário visita hospital estadual com informatização de ponta

Será nesta quinta-feira, dia 20, em Taipas, na zona norte da capital

qua, 19/01/2005 - 11h03 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, visita nesta quinta-feira, 20 de janeiro, às 10h30, o Hospital Geral de Taipas. A unidade estadual recebeu em dezembro de 2004 moderno sistema de informatização, que será apresentado durante a estada.

Além de informatizar o laboratório e o pronto-socorro infantil do hospital, que receberam novos computadores, a Secretaria implantou moderno sistema de monitoramento de segurança. Quinze câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e toda movimentação é gravada 24 horas por dia, garantindo a segurança de pacientes e funcionários. Mesmo fora do hospital a diretoria pode acompanhar o movimento acessando, por intermédio de senha, página na Internet.

Outra novidade é que agora o hospital dispõe de terminal de consulta para pacientes, o chamado Terminal de Saúde. Pacientes internados recebem um cartão magnético com código de barras, no qual são registradas informações para consulta. Por intermédio deste terminal, parecido com um caixa eletrônico bancário, os familiares ficam sabendo o local onde está internado o paciente e previsão de alta. No caso de parturientes, o terminal disponibiliza a foto do bebê com os pais, mural de recados e previsão de alta.

Mas não foi apenas em equipamentos de segurança e acesso à informações que a Secretaria investiu. A população passará a contar neste mês, por exemplo, com um novo tomógrafo, que custou R$ 740 mil aos cofres do Estado. O equipamento foi instalado no setor de urgência e emergência da unidade e auxiliará no atendimento de cerca de 300 casos de traumas e politraumas por mês.

‘Foram investidos cerca de R$ 27 milhões em equipamentos para os hospitais estaduais em 2004. Com aparelhos mais modernos a população passa a ter atendimento mais rápido e eficiente’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital Geral de Taipas fica na avenida Elísio Teixeira Leite, 6.999, na zona norte da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)