Saúde: Secretaria vacina crianças contra paralisia infantil e sarampo a partir do dia 21

Serão cerca de 14 mil postos à disposição da população no Estado

qua, 11/08/2004 - 13h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos na segunda fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) no Estado, que será realizada de 21 de agosto a 3 de setembro. A novidade deste ano será a vacinação simultânea contra sarampo para crianças de 1 a 5 anos.

A meta para imunização contra paralisia infantil, como nos anos anteriores, equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 2,6 milhões de crianças.

Desde 2000 não é registrado caso autóctone de sarampo no Estado de São Paulo. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão. Já em 2003 não houve nenhuma da doença nos municípios paulistas.

Já a paralisia infantil está sem caso em São Paulo desde 1988- no Brasil desde 1989. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

‘Manter as crianças longe de doenças como a pólio e o sarampo, garantindo um futuro mais saudável, é um compromisso do governo paulista. Por isso, esperamos que todos os pais levem seus filhos aos postos de saúde a partir do próximo dia 21 de agosto’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)