Saúde: Secretaria transforma Butantan em circo na abertura da campanha contra pólio

Campanha de vacinação será realizada neste sábado, 11 de junho

sex, 10/06/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove neste sábado, 11 de junho, uma mega-festa de abertura da Campanha de Vacinação contra Paralisia. O Instituto Butantan, onde o secretário Luiz Roberto Barradas Barata abrirá a campanha estadual, será transformado em um verdadeiro circo para as crianças com menos de cinco anos.

Das 8h às 11h haverá palhaços, mágicos, oficinas de brincadeiras (como maquiagem e escultura de bexigas) e apresentação de cães adestrados da Polícia Militar, todas atrações gratuitas e abertas à participação de qualquer criança na faixa etária.

Além do espetáculo de circo, as crianças poderão visitar gratuitamente os três museus do Butantan_ Biológico, Histórico e Microbiológico, das 9h às 16h30.

A Secretaria pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos no Estado. A meta equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária. Na campanha deste ano cerca de 13,8 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado. A segunda fase acontecerá em 20 de agosto.

‘Os pais têm dois compromissos com a saúde da criançada até agosto. São as duas fases da vacinação contra paralisia infantil, com primeira fase neste sábado. É muito importante levar as crianças aos postos de saúde’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica da região.
O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde