Saúde: Secretaria tem programação especial sobre saúde bucal a partir de hoje

Três hospitais estaduais terão atendimento gratuito às crianças

seg, 24/10/2005 - 12h48 | Do Portal do Governo

Três hospitais estaduais terão atendimento gratuito às crianças

A Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir de hoje, segunda-feira, 24 de outubro, uma semana voltada à saúde bucal. Três hospitais estaduais da capital terão programação em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Bucal, em 25 de outubro. O objetivo dos eventos é estimular a prevenção de problemas.

De segunda-feira a quinta-feira os pequenos pacientes internados no Hospital Infantil Darcy Vargas receberão, além de orientações quanto aos hábitos de higiene bucal, kits contendo escova e creme dental. Bonecos gigantes de fantoche irão interagir com as crianças, ensinando-as a correta higienização. No Dia Mundial, 25, também haverá atividades no parquinho do hospital_ entre músicas e contadores de história, as crianças poderão praticar junto com um dentista o que foi ensinado no ‘escovódromo’, uma pia com torneiras em altura adequada aos pequenos. No dia 27, para fechar a semana do hospital, os ‘Doutores do Riso’ animarão as enfermarias da unidade.

Já no Hospital Geral de Vila Penteado, entre 24 e 27, os Jovens Acolhedores (estudantes universitários que trabalham em hospitais estaduais) realizarão atividades recreativas com os pacientes que estiverem na unidade. Estão programados pintura de desenhos, caça-palavras e jogos, sempre abordando os cuidados com a saúde bucal.

No dia 24, as crianças internadas no hospital ganharão, a partir das 14h, kits para higiene bucal. Um dentista orientará as crianças sobre os métodos corretos de escovação e cuidados a serem tomados.

No dia 26 a animação ficará por conta do teatro de fantoches produzido pelos funcionários do hospital.

O Hospital Maternidade Interlagos realizará atividades de incentivo aos cuidados em saúde bucal em 25, 26 e 27 de outubro. Os interessados poderão assistir palestra e ganharão escova e creme dental. As atividades serão desenvolvidas no ambulatório do hospital.

O Hospital Infantil Darcy Vargas fica na rua Seráphico de Assis Carvalho, 34. O Hospital Geral de Vila Penteado fica na avenida Ministro Petrônio Portela, 1642_ Zona Norte da capital. O Hospital Maternidade Interlagos fica na rua Guaiuba, 312 – Cidade Dutra.

Secretaria de Estado da Saúde