Saúde: Secretaria simula atendimento médico contra soterramento e incêndios

Treinamento começa nesta sexta-feira, dia 5

sex, 05/11/2004 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza entre hoje, dia 5, e amanhã, dia 6, um curso de preparação para atendimento médico em situações de emergência, entre 8h e 17h30, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Vinte e dois médicos e enfermeiros receberão treinamento teórico e prático para salvar vidas em casos de incêndio, afogamento, contaminação por produtos químicos, capotamento de veículos, soterramento e problemas ocorridos em montanhas.

O treinamento acontecerá em duas fases. Nesta sexta-feira, dia 5, haverá o treinamento para ocorrências em grandes alturas e contra afogamentos. Já para o sábado, dia 6, estão programados atendimentos para casos de incêndios, capotamento de veículos, soterramento e contaminação com produtos químicos.

Todos os médicos e enfermeiros que participarão da simulação fazem parte do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Secretaria. Ambulâncias equipadas com UTI móvel e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, serão usados no regaste das ‘vítimas’.
‘Com o treinamento, médicos e enfermeiros estarão capacitados para dar um atendimento mais ágil à população em situações críticas. Poderão acompanhar os bombeiros durante toda a ocorrência, inclusive em locais de difícil acesso, como em um prédio em chamas ou em regiões alagadas’, afirma a gerente de treinamento do Samu, Silvana Nigro.

Além da parte prática, que acontecerá sempre a partir das 14h, os profissionais da saúde receberão orientação teórica sobre a hierarquia do Corpo de Bombeiros, legislação de resgate, identificação de produtos perigosos, técnicas de explosão e regras de segurança.

As simulações serão realizadas no Centro de Ensino e Instrução do Bombeiro (CEIB), que fica na estrada do Governador, 46 – na cidade de Franco da Rocha.

Da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
Mais informações podem ser obtidas pelos telefons: (11) 3066-8702 / 8707

V.C.