Saúde: Secretaria simula atendimento médico contra catástrofe em hipermercado

Três hospitais estaduais atenderão às vítimas da suposta tragédia

sex, 26/11/2004 - 20h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste domingo, dia 28, às 9 horas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma simulação de catástrofe em um hipermercado da capital. Cinqüenta e quatro pessoas simularão ferimentos por queimaduras, soterramento e intoxicação após explosão de uma tubulação de gás. Três hospitais estaduais da região (Ipiranga, Heliópolis e Vila Alpina) e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), também da Secretaria, estarão encarregados de realizar o atendimento médico às vítimas.

O início da simulação ocorrerá com a explosão da tubulação de gás GLP do hipermercado, deixando dois funcionários ‘feridos’. Em seguida haverá o desabamento de parte do telhado, que irá simular o soterramento de cinco clientes. Outras 44 pessoas ficarão ‘machucadas’ durante a confusão. Um acidente de carro no estacionamento do hipermercado vai simular outras três vítimas.

‘Será uma ação integrada com o objetivo de capacitar os profissionais da Saúde para casos reais. Quanto melhor treinado estiver o profissional, mais chances tem de sucesso no atendimento às vítimas’, afirma Silvana Nigro, do Samu estadual.

Médicos do SAMU e do serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros realizarão uma triagem ainda no local do evento. Na seqüência os ‘feridos’ serão levados para os hospitais Ipiranga, Heliópolis e Vila Alpina. Nestes hospitais a simulação terá continuidade. Se alguma vítima tiver necessidade de ser operada, por exemplo, a equipe médica irá encaminhá-la até a porta do Centro Cirúrgico.

Para que o treinamento não atrapalhe o atendimento normal nos três hospitais estaduais, a Secretaria reservará áreas específicas nessas unidades e orientará os pacientes reais.

O Hospital Ipiranga fica na avenida Nazaré, 28. O Heliópolis, na rua Cônego Xavier, 276. O Hospital Estadual de Vila Alpina fica na rua Francisco Falconi, 1501. A simulação da catástrofe acontecerá no hipermercado Carrefour Anchieta, Rodovia Anchieta, km 11,5 – Sacomã.