Saúde: Secretaria reúne 9 unidades do ABC no maior mutirão de mamografias da história

Mega-atendimento acontecerá em 130 cidades, de todas regiões do Estado, das 8h às 17h

qua, 23/11/2005 - 12h32 | Do Portal do Governo

Mega-atendimento acontecerá em 130 cidades, de todas regiões do Estado, das 8h às 17h

A Secretaria de Estado da Saúde preparou para este sábado, 26 de novembro, o maior mutirão de mamografias da história. Cento e trinta cidades, de todas as regiões do Estado, irão zerar a fila pelo procedimento em São Paulo. Serão 284 unidades abertas nesta cidades, das 8h às 17h, para atendimento a mulheres que já têm pedido do médico para o exame. No Grande ABC serão nove unidades (veja lista abaixo). A estimativa é atender cerca de 60 mil mulheres.

Qualquer mulher poderá participar do mutirão, desde que já tenha pedido do médico, seja da rede privada ou pública, e o leve a qualquer uma das unidades participantes. Das prestadoras de serviço do mutirão, 222 atendem pelo SUS e 62 são particulares. Todas atenderão gratuitamente no mutirão.

A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer uma das unidades participantes do mutirão, não necessariamente na unidade onde o exame foi originalmente marcado (se já estiver marcado). Poderá ser até mesmo uma unidade de outra região.

Caso a paciente não consiga realizar a mamografia no sábado, terá o seu exame marcado pelos profissionais da unidade para os dias subseqüentes, em um período máximo de 10 dias. É fundamental que a paciente vá à unidade de saúde para, se não realizar o exame, agendá-lo para um período mais curto.

‘A mamografia é um exame muito importante para garantir a saúde da mulher, já que permite detectar precocemente casos de câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Todas as unidades participantes estarão com identificação. Além disso, terão a lista de serviços próximos, para que a população escolha o local de atendimento. O mutirão servirá para atender pessoas que fariam exames meses à frente. Quem já tem seu agendamento para o mês de novembro poderá comparecer, mas também poderá deixar que pessoas com agendamento para o mês de dezembro ou janeiro, por exemplo, sejam beneficiadas pelo mutirão.

A Secretaria disponibilizará telefones para informações à população no período do mutirão. Moradores da capital poderão telefonar para 150. Para outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral, os telefones são: (11) 3066-8359, 3066-8684 e 3081-2817.

Secretaria de Estado da Saúde