Saúde: Secretaria reúne 700 pessoas em simulação de socorro a vitimas de brigas entre torcidas

No estádio do Pacaembu estarão reunidos Samu estadual, Corpo de Bombeiros e hospitais da capital

sex, 11/11/2005 - 13h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (por intermédio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu), o Corpo de Bombeiros e hospitais da capital reúnem neste domingo, 13 de novembro, às 10h, cerca de 700 pessoas para uma simulação de atendimento médico para ocorrência de enorme briga entre torcidas de futebol.

Das 700 pessoas que estarão no treinamento, 600 irão simular briga entre torcedores – o restante será de profissionais médicos. O Corpo de Bombeiros será responsável pelo controle de incêndios, triagem inicial de vítimas e condução delas aos postos médicos montados pelo Samu. Os postos estarão divididos por cores que sinalizarão a prioridade de atendimentos. Pacientes levados ao posto vermelho têm os casos mais graves e necessitam de atendimento imediato. A segunda prioridade é para os pacientes ‘amarelos’, seguidos pelos ‘pretos’. As vítimas de ferimentos leves, caracterizadas pela cor verde, serão as últimas a receber atendimento.

A simulação continuará nos hospitais – Hospital das Clínicas, Santa Casa, Samaritano e Paulistano. O transporte será feito por helicóptero da Polícia Militar e ambulâncias do Samu estadual, Samu municipal e Corpo de Bombeiros. Para o pronto-socorro do HC, por exemplo está programada a chegada de oito vítimas, sendo quatro ‘vermelhas’ e 4 ‘marelas’. Duas das vítimas ‘vermelhas’ chegarão por resgate aéreo (helicóptero) e o restante de todas as vítimas (seis) chegará por carro de bombeiros.

‘É importante que o sistema de resgate esteja preparado para um eventual desastre. Por meio da simulação é possível aperfeiçoar o atendimento’, explica Silvana Nigro, do Samu estadual.

O treinamento será realizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) – praça Charles Müller, s/nº.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.