Saúde: Secretaria registra queda de 92% no número de casos de dengue no 1º trimestre

Doença desapareceu de 141 cidades e em apenas 28 municípios foram registrados focos

ter, 06/04/2004 - 12h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está conseguindo conter o avanço da Dengue no Estado. É o que mostra o mais recente estudo do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. No primeiro trimestre de 2004 houve 999 casos no Estado, contra 12.560 no mesmo período de 2003, uma queda de 92%.

Além de atingir menos pessoas em todo o Estado, a Dengue desapareceu de 141 cidades. Neste primeiro trimestre, 28 cidades apresentaram focos da doença. Em 2003 foram 169 municípios.

A cidade com mais casos confirmados até o momento é Potim, no Vale do Paraíba, com 548 casos confirmados. Mas a cidade já demonstra redução da doença, já que na última semana nenhum caso foi confirmado, contra quatro na semana anterior e 11 na de 14 a 20 de março. São Vicente, na Baixada Santista, com 153 casos, e Caraguatatuba, no litoral norte, com 94 casos, vêm depois de Potim.

‘O estudo mostra que o caminho está correto. Mas a população precisa continuar ajudando no combate à doença. A guerra contra o Aedes aegypti não terminou’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Equipes de técnicos da Secretaria foram enviados a Potim, São Vicente e Caraguatatuba para reforçar o combate à doença, com visitas casa a casa, orientação à população e aplicação de inseticidas. Desde 23 de março, Dia D Estadual de Combate à Dengue, o personagem Dengue Boy percorre o Estado para ensinar as crianças como combater o mosquito Aedes aegypti. Ainda foram produzidos pela Secretaria 10 mil máscaras do Dengue Boy, 30 mil folhetos explicativos, 10 mil bolas temáticas e 10 mil adesivos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)