Saúde: Secretaria registra grande queda de casos confirmados de dengue no 1º trimestre

Governo continua em alerta porque o mês de abril constantemente tem registrado muitos casos da doença

seg, 31/03/2003 - 14h08 | Do Portal do Governo

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde


A Secretaria de Estado da Saúde registrou uma grande queda de casos confirmados de Dengue de 2002 para 2003. De janeiro a março do ano passado foram confirmados 21.020 casos da doença. No mesmo período deste ano foram 7.954 casos, o que demonstra uma redução de 63%. No entanto, a Secretaria continua em alerta, já que o mês de abril constantemente tem registrado muitos casos da doença. Em 2002 foram 10.524.

A situação é resultado do esforço do Estado para controle da doença. Além de 182 agentes de saúde, foram deslocadas 500 pessoas de Frentes de Trabalho para combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, em Itapevi, Jandira e Carapicuíba.

A cidade de Itapevi continua como a mais infectada pela doença, com 2046 casos confirmados. Araçatuba é a segunda, com 1440 casos. A situação do município é preocupando e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, planeja combate intensivo ao mosquito e maior proximidade da população com campanhas de esclarecimento.

‘Não dá para relaxar. Nessas regiões com mais casos a ajuda da população é muito importante. É preciso manter a atenção e acabar com ambientes que propiciem a proliferação do mosquito’, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto barradas Barata.

Somente em março de 2003 foram registrados 4.948 casos de Dengue. No mesmo período do ano passado foram 12.631 doentes confirmados. Comparando os dois meses, houve queda de 61%.