Saúde: Secretaria recruta 2 mil voluntários para trabalho em hospitais estaduais

Interessados podem procurar 34 unidades em todo estado de São Paulo

qua, 29/06/2005 - 13h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está recrutando voluntários para atuação em hospitais da rede estadual. São duas mil vagas distribuídas em 34 unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral. O objetivo é ampliar os programas de humanização da Secretaria.

Para ser voluntário as únicas exigências são ter mais de 18 anos de idade e disponibilidade de poucas horas por semana. Em algumas unidades há necessidade de passar por treinamento especializado (ver quadro abaixo).

No Instituto Dante Pazzanesse de Cardiologia, por exemplo, há 200 vagas para a equipe de voluntariado. Os voluntários recebem orientação sobre as doenças do coração, sintomas e medicação e têm a missão de apoiar e acolher as famílias e doentes internados. A carga horária é de apenas quatro horas semanais.

Futuras mães que não têm familiar próximo utilizam voluntárias do Hospital Geral de Taipas para acompanhamento durante o trabalho de parto. São transformadas em “maridos” ou “mães” por algumas horas. Lá são necessários mais 60 voluntários.

O Hospital Regional de Osasco precisa de 100 pessoas para colaborar no “Cantinho da Beleza” (cabeleireiros e manicures) e no projeto “Pensamento Positivo”, no qual o trabalho é realizado com os doentes que não podem sair dos leitos. São quatro horas de trabalho voluntário, divididas de acordo com a disponibilidade do candidato.

“A ajuda voluntária ligada à saúde traz bons resultados. Auxilia no tratamento médico, na recuperação da auto-estima dos pacientes e, em alguns casos, até reduz o tempo de internação”, afirma o secretário de estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em Santos, no Hospital Guilherme Álvaro, os voluntários auxiliam nas oficinas de confecção de enxoval para as mães carentes da ala da Maternidade, realizam cursos de higiene pessoal e ajudam no trabalho das enfermeiras. A equipe já é formada por 120 pessoas e estão abertas mais 60 vagas.

Já no interior, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, existe um centro de voluntariado, com 13 grupos e um total de 116 voluntários. Eles realizam atividades de lazer, contam histórias para crianças internadas, dão aulas de artesanato e ensinam crochê para as mães da maternidade. Para completar a equipe, o hospital precisa de mais 50 voluntários. O candidato precisa ter disponibilidade de quatro horas semanais, divididas em dois dias de trabalho. No Grande ABC os dois hospitais estaduais, em Santo André e Diadema, precisam de, juntos, 120 voluntários.

Para mais informações aos moradores da capital a Secretaria disponibiliza o telefone 150. Moradores de outras cidades da Grande São Paulo, interior e litoral poderão ligar para (11) 3066-8359, 3081-2817 e 3066-8684.

Da Secretaria estadual da Saúde