Saúde: Secretaria recomenda vacina contra febre amarela para quem sair de São Paulo

Região de Diamantina, no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, registra surto da doença

sex, 17/01/2003 - 9h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde alerta todas as pessoas que forem viajar para a região de Diamantina, no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para tomarem a vacina contra a febre amarela. Nessa região está acontecendo um surto da doença na sua forma silvestre com 24 casos notificados e um óbito.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que provoca, entre outros sintomas, febre alta, dor de cabeça, calafrio, dores nas costas, náuseas e vômitos. Tem duração, em média, de três dias e a evolução pode ser para a cura ou o agravamento com hemorragias e comprometimento do sistema nervoso central. Entre os casos graves, 40% são fatais.

Na sua forma silvestre, o mosquito transmissor é do tipo Haemagogus porém, na forma urbana, o transmissor é o Aedes aegypti, ou seja, o mesmo que transmite a dengue e que infesta a maioria dos municípios do Estado. Por essa razão, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde está alerta para evitar a entrada da doença em São Paulo.

Estados alertas

Continua valendo também a orientação para que tomem a vacina contra a febre amarela os que viajarem para os Estados do Norte, Centro-Oeste, Distrito Federal, Maranhão e regiões do Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado de São Paulo o alerta é para as regiões dos Rios Grande e Paraná.

A Secretaria mantém postos do Ambulatório do Viajante nos terminais rodoviários, em parceria com a Socicam, mas o ideal é que a vacina seja tomada, preferencialmente, dez dias antes da viagem. Na Capital, o disque-saúde 1520, orienta quais postos de saúde oferecem a vacina contra a febre amarela. A proteção contra a doença permanece por dez anos.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

A.M.