Saúde: Secretaria realiza paletra no Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Evento começa nesta quinta-feira, dia 6

qua, 05/10/2005 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir desta quinta-feira, dia 6, um cronograma de palestras e seminários sobre cuidados paliativos. Os eventos fazem parte do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado em 8 de outubro em países do mundo todo.

O Instituto Emílio Ribas e o Hospital do Servidor Público Estadual, ambos da Secretaria, irão sediar as palestras. Estes dois hospitais estaduais foram os pioneiros do Brasil a adotar as técnicas de cuidados paliativos para portadores de doenças graves.

Os eventos são voltados aos profissionais médicos e familiares de pacientes. As palestras contarão com apresentação e discussão dos casos, conceitos e aspectos éticos da terapia, relatos das experiências, além de apresentações culturais. As inscrições podem ser realizadas antes do início das palestras.

‘Divulgar a prática dos cuidados paliativos e conscientizar a importância do tratamento são os objetivos. Familiares e ‘cuidadores’ precisam trabalhar em conjunto para promover conforto e melhora a estes pacientes’, afirma Maria Goretti Sales Maciel, coordenadora de Cuidados Paliativos do HSPE.

O Emílio Ribas adotou as técnicas de cuidados paliativos em 1998. Foi pioneiro em todo o mundo para pacientes com doenças infecciosas. Já o HSPE implantou uma ala de enfermaria para este tratamento em 2002. Juntas, as duas unidades já atenderam cerca de mil pacientes. Os programas são desenvolvidos por equipe multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

Cronograma de palestras

6/10
Local: Auditório Reinaldo Neves – Rua Pedro de Toledo – 1.800 – HSPE
Tema: Hospital sem dor – uma meta a ser alcançada
Horário- 18h às 21h

7/10
Local: Auditório Reinaldo Neves – Rua Pedro de Toledo_1.800- HSPE
Tema: Cuidados Paliativos: Um avanço da prática da medicina contemporânea
Horário: 8h30 às 17h

7/10
Local: Auditório da Secretaria – rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188- ao lado do Emílio Ribas
Tema: O que é Cuidado Paliativo?
Horário: 9h às 12h

8/10
Auditório Reinaldo Neves- Rua Pedro de Toledo_1.800- HSPE
Tema: Aspectos Éticos. Como é o cuidado paliativo para quem o recebe
Horário: 8h30 às 12h30

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.