Saúde: Secretaria realiza nesta sexta-feira o Agita Galera

Evento contará com mil estudantes

qui, 25/08/2005 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8 horas, um mega-evento para incentivar a atividade física dos paulistas. O programa Agita Galera reunirá cerca de 1.000 estudantes de escolas municipais e estaduais no Sambódromo para dar início à celebração. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento.

O Agita Galera, realizado em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação e o Celafiscs, é um programa que nasceu em São Paulo e virou exemplo para o mundo. Este ano o tema é ‘Ano Internacional da Juventude Educação Física e Esporte’. Serão montadas oficinas de patins, skate e bicicleta, além de aula de aeróbica.

Desde 1997 o Agita já mobilizou cerca de 6 milhões de alunos, 250 mil professores de sete mil escolas estaduais. O objetivo dos organizadores é promover a prática de exercícios no ambiente escolar e não apenas nas aulas de educação física.

‘A importância do Agita Galera é extrema, pois insere atividades físicas na rotina dos estudantes. Evitar o sedentarismo é uma das formas de combater problemas de saúde futuros e gerar adultos saudáveis’, afirma o secretário Barradas Barata. Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo
As ações do Agita Galera estarão espalhadas por todo Estado. Além da capital, São Caetano do Sul, Mauá, Sorocaba, Jacareí, Santana de Parnaíba, Assis, São José dos Campos, Jundiaí, Guarujá, Piracicaba, Ipeúna, registro, São José do Rio Preto, Araraquara e Presidente Prudente também terão atividades.

O Sambódromo fica na avenida Olavo Dutra, 1.209, próximo à Marginal Tietê.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde